segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Saúde Pública/Governo e UNICEF  capacitam profissionais da Saúde Comunitária no domínio da Comunicação

Bissau, 24 Fev 25 (ANG) - O Governo através do Ministério da Comunicação Social e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), iniciou hoje um ateliê de 04 dias, para a capacitação dos Atores da Saúde Comunitária Interpessoal e Equidade de Gênero, no domínio da comunicação.

A cerimónia de abertura do referido ateliê foi presidida pelo[H1]  Ministro da Comunicação Social, Florentino Fernando Dias,  que, na ocasião, destacou que a comunicação joga um preponderante papel na promoção de atos saudáveis na campanha de educação, e em especial nas campanhas de vacinação.

“O envolvimento comunitário requer uma aposta forte na comunicação com utilização de  meios que permitem atingir todos os segmentos  da sociedade”, disse o Ministro da Comunicação Social.

Segundo Florentino Dias esta formação se inscreve nas estratégias para elevar a eficácia da comunicação para a saúde, e ao mesmo tempo, reforçar as competências dos profissionais que atuam como intermediários em serviços de saúde nas comunidades, e que contribuem na divulgação de informações.

 “O Ministério da Comunicação Social, através do Centro Nacional de Comunicação Social Educativa e Formação Multimédia e dos órgãos de Comunicação Social, reitera a sua disponibilidade de continuar a colaboração com outros atores que actuam no setor”, afirmou o governante.

Para o Represente da UNICEF acreditado no país, Inoussa Kabore, a comunicação interpessoal é um pilar essencial para a prestação de serviços de saúde de qualidade.

Kabore acrescentou que  uma interação eficaz entre os profissionais de saúde e os utentes permite, não apenas melhorar adesão aos tratamentos, mas também contribuir para a construção de confiança entre a comunidade e os serviços da saúde.

“Além disso, o diálogo empático e respeitoso fortalece a capacidade da família e das comunidade de tomar decisões informadas sobre a sua própria saúde e bem-estar. Nesse sentido, é fundamental que os Agentes de saúde Comunitária (ASC), tenham o domínio da comunicação interpessoal, pois são muita vezes o primeiro ponto de contacto da população com o sistema de saúde”, disse Inoussa Kabore.

Adiantou que, com apoio do Governo canadiano serão formados 11 Diretores Regionais Adjuntos e os Supervisores Operacionais de Terreno, 11 Pontos Focais da Saúde Comunitária,  117 Responsáveis de Área Sanitária, 22 parceiros e aproximadamente 3.500 Agentes de Saúde Comunitária.

Inoussa Kaboré reiterou que a UNICEF continuará  empenhada no  apoio ao Governo da Guiné-Bissau e os seus parceiros, na construção de um sistema de saúde mais inclusivo e responsável.

Durante quatro dias os participantes vão receber formação nos domínios de Comunicação para a mudança social e comportamental, Normais Sociais  e farão exercícios práticos sobre  técnicas de comunicação e vacinação. ANG/LLA//SG   

Sem comentários:

Enviar um comentário