terça-feira, 28 de janeiro de 2025

   Médio Oriente/Milhares de palestinianos estão a regressar a Gaza

Bissau, 28 Jan 25 (ANG) - Milhares de pessoas estão a caminho de Gaza, após as tréguas entre o Hamas e Israel permitirem o regresso a casa dos palestinianos deslocados no último ano e meio.

No entanto, a destruição da cidade d
e Gaza vai dificultar a reinstalação da sua população, sendo necessária mais 125 mil tendas para alojar quem está a chegar.

Um novo acordo para a entrega de mais seis reféns israelitas permitiu que o fluxo de palestinianos que querem regressar à suas casas na cidade de Gaza voltasse a engrossar e são milhares as pessoas que estão a passar diariamente o corredor de Netzarim, que atravessa a Faixa de Gaza.

Já mais de 300 mil pessoas regressaram às suas casas, segundo o Hamas. No entanto, e apesar do alívio do regresso, os palestinianos que fugiram estão "chocados" com o estado da cidade, com muitos bairros a terem sido completamente destruídos.

Os palestinianos mostram-se determinados a reconstruir as suas casas, mas o Hamas diz que para abrigar estes milhares de pessoas são agora necessárias cerca de 135 mil tendas e caravanas de forma a que as famílias não durmam ao relento até voltarem a ter um tecto.

Fora de questão, segundo o Hamas, mas também a Autoridade Palestiniana que administra a Cisjordânia, assim como a Jordânia, o Egipto ou a própria Liga Árabe, está a retirada de 2,4 milhões de palestinianos da Faixa de Gaza como foi sugerido por Donald Trump. O único apoio a esta ideia do Presidente norte-americano vem de Israel.

Na quinta-feira haverá então a libertação de mais três reféns israelitas, incluindo Arbel Yehud, uma jovem de 28 anos raptada do kibboutz Nir Oz no dia 7 de Outubro de 2023.

Arbel Yehud apareceu já esta semana num vídeo divulgado nas redes sociais e pediu ao Governo de Benjamin Netanyahu que fizesse tudo para libertar os restantes reféns. O companheiro de Yehud, Ariel Cunio, foi também rapatado não havendo ainda data para a sua libertação.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário