sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Regiões/Populares de Cumeré, região de Oio preocupados com ameaça de fome devido a má colheita de arroz

Oio, 24 Jan 25  (ANG) - O Responsável da Juventude de Sessão de Cumeré, sector de Nhacra, região de Oio, norte do país, manifestou hoje a sua preocupação em relação ao risco de fome devido a inundações das bolanhas da zona, provocadas pelas fortes chuvas verificadas no país que provocou a má colheita sobretudo do arroz produto mais consumido na área.

Fernando Dafa Quisotche que falava numa entrevista exclusiva ao correspondente regional de ANG em Oio, disse que as dificuldades são de todos os níveis dando exemplo das crianças da zona que andam mais de 8 quilómetros  a procura da escola devido a falta de um espaço adequado para os aglomerar.

 “Dantes as crianças frequentavam as aulas no Quartel de Cumeré, mas com recrutamento dos agentes para o juramento, as crianças ficaram sem lugar para estudar”, lamentou.

Quisotche lançou um vibrante apelo ao governo para minimizar os seus problemas que começa desde a falta dos professores, edifícios escolares para os alunos que desde que saíram do quartel, frequentam as aulas num único lugar e sentam as vezes três em cada carteira.

Realçou que, essas dificuldades vão até na falta de espaço para os alunos de de 5º ano para frente, que têm de deslocar cerca de 8 quilómetros para Nhacra a fim de poderem assistir aulas  e deparam com a falta de professores sobretudo das disciplinas de Química, Matemática e Biologia.

A escola da sessão de Cumeré conta com cerca de 721 alunos, 21 professores e 7 salas de aulas.ANG/AD/MSC/
ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário