quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Regiões/Canchungo acolhe primeiro intercâmbio de experiências entre cinco Grupos de Ação Local

Canchungo, 29 Jan 25 (ANG)- O setor de Canchungo foi, segunda-feira, palco de um encontro de intercâmbio de experiências  entre  cinco Grupo de Acão Local (GAL),sobre  a metodologia participativa dos moradores e a identificação dos problemas dos  cidadãos nos respetivos bairros.

A iniciativa envolve Grupos de Ação Local de Canchungo, Bafatá, Gabu, Buba e Bolama.

Segundo a Coordenadora do Projeto Boa Governação e Desenvolvimento na Guiné-Bissau, Racinela da Silva,  o encontro permitiu  a troca de experiências entre os elementos de GAL sobre os mecanismos utilizados para a aproximação das comunidades, a identificação dos problemas existentes nos bairros, a seleção das prioridades, as metodologias de elaboração do Plano Participativo Local e o período de execução.

Conforme o despacho do correspondente regional da ANG, que cita o Administrador do setor de Canchungo Albino Camepilim Mendes  o referido evento realizou-se  no âmbito da implementação do Projeto Boa Governação e Desenvolvimento na Guiné-Bissau, financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Instituto Camões, num montante de 32 milhões de Francos CFA para cada uma das  cidades beneficiárias.

O Coordenador do GAL da cidade de Canchungo, Leandro Pinto Júnior, realçou a importância do evento para o intercâmbio de ideias entre  seus  membros com intuito de facilitar a implementação das atividades prioritárias para minimizar as dificuldades dos citadinos locais.

Leandro destacou as seguintes questões  como dificuldades com que se deparam em Canchungo:  falta de água potável, o saneamento básico, as reabilitações da casinha mortuária do Hospital Regional de Cacheu que situa em Canchungo, as reabilitações das estradas e bolanhas, entre outras.

As prioridades da cidade de Canchungo, segundo Pinto Júnior foram definidas num encontro de auscultação das populações que envolveu 16 bairros de setor  

As cinco cidades de GAL (Canchungo, Bafatá, Gabu, Buba e Bolama)  foram selecionadas e financiadas pela União Europeia e o Instituto Camões, no quadro de preparação dos  citadinos para as futuras autarquias.

ANG/AG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário