terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Regiões/Ministério de Ambiente realiza encontro de sensibilização sobre uso de  sacos de plástico

Biombo, 28 Jan 25 (ANG)- O Ministério de Ambiente Biodiversidade e Ação Climática realizou no fim-de-semana, no setor de Quinhamel, um encontro  sobre a campanha de sensibilização e fiscalização do uso de sacos de plástico sob o lema “Nó Kaba ku Plástico Pá Bem di Nó Ambiente”.

No encontro, a Embaixadora da Rede juvenil da Ação Climática na Guiné Bissau, em declarações ao correspondente regional da ANG, Marcelinda  Nababu da Silva revelou que a sensibilização contra uso de sacos de plástico se enquadra  numa iniciativa do Governo, em colaboração com Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“O objetivo da sensibilização é de promover a mudança de comportamento sobre uso de sacos de plástico para a
dopção de nova forma de utilização dos sacos biodegradáveis”, disse.

A responsável da Comunicação do  Ministério de Ambiente , Biodiversidade e Ação Climática, Djiba Gomes Djau recordou na ocasião que já existe  Decreto Lei 16/2023  que proíbe a venda de sacos plástico no país, mas que  no entanto vão continuar com a sensibilização para incentivar mudanças de comportamento, uma vez que se trata de um processo que  exige tempo para obter progressos.

“Vamos seguir com atividades de sensibilização e estamos a trabalhar com a Rede Juvenil da Ação Climática na Guiné Bissau que foi criada recentemente,  de forma a envolver os elementos desta mesma Rede em todas as  decisões tomadas sobre o ambiente”, disse Djiba Gomes Djau.

A campanha de sensibilização e fiscalização do uso de sacos plásticos iniciou em Bissau no dia 21 de Dezembro de 2024 e  vai continuar até  Fevereiro próximo em todo o  território nacional. ANG/MN/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário