terça-feira, 26 de agosto de 2025

Ensino/ Diretor-Geral do INDE anuncia conclusão do processo de harmonização do currículo escolar guineense

Bissau, 26 ago 25 (ANG) – O Diretor-geral do Instituto Nacional para o Desenvolvimento  do Ensino (INDE) revelou que a instituição concluiu o processo de harmonização  do currículo escolar guineense.

Lívio António da Silva, em declarações exclusivas à ANG, à margem da cerimónia de abertura do novo ano escolar, disse que neste momento o Instituto está a trabalhar na segunda fase da reforma curricular do ensino básico, financiado pelo Banco Mundial, no âmbito do projeto  “Educação de Qualidade para todos”.

“O INDE é uma entidade responsável pela elaboração do currículo escolar, para diferentes áreas e disciplinas”, afirmou.

Lívio António da Silva acrescentou que a primeira fase desse processo foi financiada pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), com distribuição  de manuais didáticos para professores.

Disse que a reforma curricular é feita na sequência das críticas proferidas, não só pelos professores, diretores dos diferentes estabelecimentos do ensino, mas também pelas observações da população sobre a necessidade de harmonização dos conteúdos escolares no país, que deve ser adotado para o ensino público, assim como para o ensino privado.

Neste âmbito informou que concluíram os trabalhos de harmonização dos currículos escolares para o sistema nacional do ensino, desde primeiro ciclo até o ensino secundário.

“Quando digo primeiro ciclo, isto é, da 1ª à 4ª classe. Segundo ciclo de 5º ao 6º  ano. Terceiro ciclo de 7º ao 9º  ano e o ensino secundário de 10º  ao 12º  ano de escolaridade”, explicou.

Lívio Silva acrescentou que os manuais, programas e guias pedagógicos dos professores para primeiro ciclo já foram produzidos.

Para além disso, de acordo com Lívio António da Silva, todos os professores que vão trabalhar no primeiro ciclo têm direito à um Tablet.

O Diretor-geral do Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Ensino (INDE) disse que  os primeiros manuais vão ser distribuídos aos alunos de 1º ao 4 º  ano de escolaridade e diz que os professores também vão receber os guias pedagógicos com os materiais necessários.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário