terça-feira, 29 de dezembro de 2015



Clima

"Baixa temperatura do Globo Terrestre na origem do frio que assola o país", diz o Presidente da Meteorologia

Bissau, 29 Dez. 15  (ANG) -  A vaga de frio e ventos fortes que tem vindo a assolar o país nos últimos dias tem a ver com a baixa  temperatura  do globo terrestre, explicou hoje o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional da Meteorologia.
     Joao Lona Tchetna

João Lona Tchetna numa entrevista  à ANG, afirmou que o fenómeno em causa é recorrente neste período do ano, ou seja de Dezembro à Fevereiro  e é caracterizado por frio intenso, ventos fortes e redução de visibilidade tanto no mar, como no ar e na terra.

De acordo com aquele responsável meteorológico, os ventos fortes que actualmente ocorrem numa velocidade que rondam os quinze à vinte quilómetros por hora e acompanhados de poeiras podem reduzir a visibilidade das pessoas.

Questionado sobre os perigos que podem advir desta situação, João Lona Tchetna respondeu que, quando estão a falar da redução de visibilidade e de ventos fortes, tem sempre o seu impacto sobretudo no mar, onde o vento levanta ondas que chegam a atingir os quatro metros de altura.

"Neste período não é aconselhável usar as pirogas principalmente as de pequenas dimensões”. alertou tendo apelado aos utentes de vias marítimas a orientarem-se pelos conselhos dos serviços do Instituto Marítimo Portuário, sobretudo da Capitania dos Portos.

João Tchetna adiantou que esta chamada de atenção não se limita apenas aos habitantes das ilhas, mas também aos que utilizam os transportes terrestres, porque segundo ele, nas primeiras horas do dia a visibilidade torna-se fraca por causa do tempo, pelo que os condutores devem ter muita cautela.

"As pessoas devem usar roupas adequadas para o frio caso contrário podem vir a contrair algumas doenças, nomeadamente asma", disse a concluir.
 ANG/MSC/JAM/SG

PAIGC


Contestatários exigem demissão de líder do partido, Simões Pereira

Bissau 29, Dez. 15 (ANG) - Um grupo de dirigentes contestatários ameaça acionar mecanismos estatutários para a destituição do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira se este não se demitir dentro de 24 horas.

Jose Saico Balde
Em conferência de imprensa, o porta-voz do grupo, José Saico Baldé, acusou Simões Pereira de "desvio de fundos, delapidação do erário público e desrespeito aos estatutos" do partido. 

"Somos dirigentes, militantes e simpatizantes do PAIGC preocupados com o mau comportamento do líder do partido que enganou toda a gente em como era capaz de organizar o PAIGC", afirmou José Saico Baldé. 

O grupo entende que o partido, que venceu as últimas eleições legislativas no país, com uma maioria absoluta, mas afectado por disputas internas, tem apenas 36 meses para se preparar para um novo embate eleitoral. 

"Se Domingos Simões Pereira não se retirar (da liderança do PAIGC), vamos mostrar-lhe que não é ninguém", avisou José Saico Baldé. 

Já numa nota lida à imprensa, o grupo de contestatários a Domingos Simões Pereira pediu ao Presidente guineense, José Mário Vaz, para que demita o actual executivo se no dia 05 de Janeiro do próximo ano o primeiro-ministro, Carlos Correia, não voltar ao parlamento com o novo Programa do Governo. 

Fonte da direcção do PAIGC disse à Lusa que o partido não pretende reagir "por enquanto", remetendo qualquer posicionamento para depois das reuniões do ´bureau´ político, que hoje decorre, e do Comité Central, previsto para terça-feira. 

A direcção do PAIGC considera que o Programa do Governo foi aprovado na votação do passado dia 23 deste mês, porque 45 deputados votaram a favor do documento, nenhum votou contra e houve 56 abstenções. 

Para o PAIGC, o regimento do Parlamento guineense diz que as abstenções não contam para o apuramento da maioria, posição rejeitada pelos contestatários para quem a "votação foi clara".

O Programa do Governo foi rejeitado pelo Parlamento, dizem os contestatários à direcção do PAIGC pelo que, avisam, o primeiro-ministro, Carlos Correia, tem até dia 05 de Janeiro para voltar a apresentar novo documento aos deputados, sob pena de ser demitido.  

ANG/Lusa

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Quadra festiva



Urgência do HNSM registou 21 casos de assistência médica no Natal

Bissau, 28 Dez 15 (ANG) – O Hospital Nacional Simão Mendes registou  na véspera e no  Natal  21 casos entre agressões física ligeiras e acidentes de viação, disse hoje à ANG a Enfermeira chefe do referido hospital.

De acordo com Rosolete Emília da Silva  foram 12 casos de agressões e 9 relacionados com acidentes de viação. Por isso, considerou de positivo o balanço das festividades do Natal, em termos de incidentes que implicam assistência medica uma vez que não se registou nenhum óbito. 

Aquela responsável sanitária informou igualmente que neste momento, o serviço de urgência está munido de meios materiais e medicamentos para responder às necessidades dos pacientes diabéticos, hipertensas e casos de acidentes de viação ou agressão.

Rosolete Silva aproveitou a ocasião para pedir aos familiares dos doentes para  denunciarem pessoas que tentam vender qualquer material ou medicamento neste serviço, porque tudo é gratuito.

Rosolete Silva disse que não pode fazer comparação com o ano anterior porque não teve acesso aos dados de 2014.  

ANG/JD/SG