terça-feira, 26 de junho de 2018

Turquia


Erdogan reivindica vitória nas eleições presidenciais e legislativas

Bissau, 25 Jun 18 (ANG) -  O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reivindicou domingo a vitória numas eleições presidenciais e legislativas renhidas, perante uma oposição determinada a impedi-lo de obter um novo mandato de cinco anos com poderes consideravelmente reforçados.
“Os resultados não-oficiais das eleições são claros. Segundo eles, a nossa nação confiou-me a responsabilidade de ser Presidente da República”, disse Erdogan, numa declaração a partir da sua residência, em Istambul, antes de a contagem dos votos estar concluída, reivindicando também a maioria parlamentar para a aliança dominada pelo seu partido, o AKP.
Segundo a agência de imprensa estatal Anadolu, Erdogan obteve 52,8 por cento dos votos, quando estão contados quase 95 por cento dos votos, e a aliança do AKP recolheu 53,82 por cento.
A declaração de vitória de Erdogan surgiu depois do principal partido da oposição, o CHP (social-democrata), ter afirmado que a sua própria contagem dos resultados parciais indica que é inevitável uma segunda volta das presidenciais.
Mesmo antes da proclamação do chefe de Estado, os apoiantes já tinham começado a celebrar a vitória agitando bandeiras turcas nas ruas de Istambul e, após as suas declarações, eram audíveis buzinas de automóveis, segundo a agência francesa AFP no local.
“A Turquia, com uma taxa de participação de perto de 90 por cento, deu uma lição de democracia ao mundo inteiro”, afirmou Erdogan.
O Presidente turco convocou em Abril estas eleições presidenciais e legislativas antecipadas inicialmente previstas para novembro de 2019.
O duplo escrutínio é particularmente importante, porque assinala a passagem do sistema parlamentar em vigor para um sistema presidencial em que o chefe de Estado concentra a totalidade do poder executivo.
Erdogan defende a necessidade de tal medida para garantir a estabilidade na cúpula do Estado, mas os seus opositores acusam-no de querer monopolizar o poder com esta transformação. ANG/Inforpress/Lusa


Desporto/futebol


Sport Bissau e Benfica vence  Taça da Guiné-Bissau

Bissau, 25 Jun 18 (ANG) – O Sport Bissau e Benfica venceu a taça da Guiné em futebol ao derrotar por 2-1 no último fim-de-semana a sua congénere dos Cavalos Brancos de Cuntum.

As duas equipas empataram a uma bola durante o tempo regular do jogo, mas o Sport Bissau e Benfica conseguiu dar volta ao resultado já no período de compensação.
Os dois golos dos encarnados foram apontados por intermédio de Albertine Pereira vulgo ‟Balotelli”, e Oldem Culibali.

De acordo com um dos dirigentes do Sport Bissau e Benfica, nos últimos cinco anos, as águias da Guiné-Bissau conquistaram quatro campeonatos e três taças da Guiné-Bissau.
Com esta vitória o Sport Bissau e Benfica fez a dobradinha, desejada pelos adeptos e a direção do clube, visto que sagrou-se campeão da primeira divisão em futebol na semana passada.  

ANG⁄LLA/ÂC//SG

Cultura


Comissão Organizadora da "Festa de Nturudo" satisfeita com desfecho do evento

Bissau, 25 Jun 18 (ANG) – O Coordenador da Comissão do Carnaval Académico, considerou de satisfatório o desfecho deste evento denominado: "Festa de Nturudo", organizado pelo Instituto Politécnico Nova Esperança (IPNOVE) e realizado nos dias 23 e 24 de Junho em Bissau.
 
Numa entrevista hoje à ANG, Valdir da Silva qualificou de positivo a "Festa de Nturudo"  e disse que os resultados superaram as espectativas em termo da organização e aceitação por parte da população e que isso faz a Instituição sentir honrada.

 "Apesar das grandes dificuldades na materialização deste evento, conseguimos organizar o carnaval sem sobressaltos, tudo correu no civismo, com participação dos grupos culturais do país, nomeadamente, Netos de Bandim, Grupo Cultural de Pelundo e Grupo Cabeça, do bairro Cupelum e principalmente os estudantes do IPNOVE".

De acordo com  Silva, o Governo deve apoiar  iniciativas que promovem a cultura, porque,segundo ele, existem muitas pessoas com ideias mas com poucos recursos para as suas execuções, e que acabam por desperdiçar grande contribuição para a promoção da cultura guineense.

Lamentou a indiferença demonstrada pela Direcção-Geral da Cultura para com o evento, e acusou-a de inviabilizar o evento por medo de aceitação popular desta nova iniciativa de manifestação cultural.

 Evocou igualmente as ausências sem justificação das Universidades, Centros de Formações e Escolas do país, excepto Liceu João XXIII, que presenciou durante todo o evento.

O coordenador da Comissão ainda informou que, o seu Instituto vai institucionalizar esse evento em cada ano para expor a cultura guineense, e que será  realizado alternadamente nas regiões para atingir todo o território nacional.
"Estamos projectando uma viagem com estudantes para Cabo-Verde, em Abril do próximo ano, na ilha de São-Miguel, para fazer esta demonstração e intercambiar  a cultura", disse Valdir da Silva.

Por fim, agradeceu a presença calorosa da população e dos apoios recebidos nos dois dias da "festa de nturudo". E ainda exortou os guineense para privilegiarem  a Cultura,  que os identificam e preservá-la para não correr os riscos de extinguir culturalmente ou confundidos com outros povos.

Nos dois dias os grupos carnavalescos passearam nas ruasde Bissau, em manifestações com  máscaras, à  moda antiga de carnaval de Nturudo.

ANG/CP/ÂC//SG