terça-feira, 26 de junho de 2018

Cultura


Comissão Organizadora da "Festa de Nturudo" satisfeita com desfecho do evento

Bissau, 25 Jun 18 (ANG) – O Coordenador da Comissão do Carnaval Académico, considerou de satisfatório o desfecho deste evento denominado: "Festa de Nturudo", organizado pelo Instituto Politécnico Nova Esperança (IPNOVE) e realizado nos dias 23 e 24 de Junho em Bissau.
 
Numa entrevista hoje à ANG, Valdir da Silva qualificou de positivo a "Festa de Nturudo"  e disse que os resultados superaram as espectativas em termo da organização e aceitação por parte da população e que isso faz a Instituição sentir honrada.

 "Apesar das grandes dificuldades na materialização deste evento, conseguimos organizar o carnaval sem sobressaltos, tudo correu no civismo, com participação dos grupos culturais do país, nomeadamente, Netos de Bandim, Grupo Cultural de Pelundo e Grupo Cabeça, do bairro Cupelum e principalmente os estudantes do IPNOVE".

De acordo com  Silva, o Governo deve apoiar  iniciativas que promovem a cultura, porque,segundo ele, existem muitas pessoas com ideias mas com poucos recursos para as suas execuções, e que acabam por desperdiçar grande contribuição para a promoção da cultura guineense.

Lamentou a indiferença demonstrada pela Direcção-Geral da Cultura para com o evento, e acusou-a de inviabilizar o evento por medo de aceitação popular desta nova iniciativa de manifestação cultural.

 Evocou igualmente as ausências sem justificação das Universidades, Centros de Formações e Escolas do país, excepto Liceu João XXIII, que presenciou durante todo o evento.

O coordenador da Comissão ainda informou que, o seu Instituto vai institucionalizar esse evento em cada ano para expor a cultura guineense, e que será  realizado alternadamente nas regiões para atingir todo o território nacional.
"Estamos projectando uma viagem com estudantes para Cabo-Verde, em Abril do próximo ano, na ilha de São-Miguel, para fazer esta demonstração e intercambiar  a cultura", disse Valdir da Silva.

Por fim, agradeceu a presença calorosa da população e dos apoios recebidos nos dois dias da "festa de nturudo". E ainda exortou os guineense para privilegiarem  a Cultura,  que os identificam e preservá-la para não correr os riscos de extinguir culturalmente ou confundidos com outros povos.

Nos dois dias os grupos carnavalescos passearam nas ruasde Bissau, em manifestações com  máscaras, à  moda antiga de carnaval de Nturudo.

ANG/CP/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário