sexta-feira, 22 de junho de 2018

Política


Presidente da República enaltece obras realizadas ao longo dos quatro anos de  mandato

Bissau,21 Jun 18(ANG) – O Presidente da República enalteceu as obras realizadas no país ao longo dos quatro anos do seu mandato, contrariando a versão de algumas pessoas segundo a qual não houve o salto qualitativo do país, desejado pelo povo.

Em entrevista coletiva concedida aos órgãos de comunicação social nacional e estrangeira sobre o balanço dos quatro anos do seu mandato, José Mário Vaz disse que de facto houve algumas realizações importantes.

“Se olharem para a Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria e Amílcar Cabral vão ver hotéis novos. Se forem para o interior do país vão ver a estrada Buba/Catió quase no fim. Se continuarem ainda pelo Sul vão ver muitas pistas rurais em reabilitação. Se forem para o Hospital Nacional Simão Mendes verão que estão a ser fornecidos as refeições para os doentes”, indicou.

O Presidente da República sublinhou que a maioria das casas no interior do país está coberta de zinco, com painéis solares, pessoas com suas próprias viaturas e motorizadas fruto da boa campanha de caju  do ano passado.

Disse que, hoje em dia, o país conta com mais escolas e famílias disponíveis a financiar estudos dos seus filhos, salientando que ao nível da agricultura nota-se que está a ser feito muitos trabalhos com o surgimentos de novas propriedades agrícolas.

“Recentemente, visitei algumas localidades do interior do país e muitos chefes de família me disseram, Presidente, graças à boa campanha de castanha de caju, hoje temos poderemos  dar pequeno-almoço, almoço e jantar aos nossos filhos e temos uma qualidade de vida nunca vista no passado”, disse.

Instado a dizer sobre a alegada suspensão de apoios da Comunidade Internacional durante a crise política que assola o país nos últimos três anos, o Presidente da República disse que o país vive de três coisas,  nomeadamente de ajuda externa, dos seus recursos internos e de investimentos ou seja empréstimos.

“ Pelo que sei, a comunidade internacional nunca virou costas à Guiné-Bissau, porque os apoios continuam e espero que vão continuar. Às vezes, as pessoas pensam que o país perdeu muito com a Comunidade Internacional nos últimos anos. Mas, de facto, o que o país não conseguiu foi  trazer os investidores estrangeiros”, explicou.

Disse que a Guiné-Bissau continua a beneficiar de apoios do Banco Mundial e o seu programa de cooperação com o Fundo Monetário Internacional continua no bom caminho .

“Nós guineenses é que estamos a fazer muito pouco para o nosso país e temos de confiar sempre nos outros para resolver os nossos problemas. Precisamos de fazer muito mais para o nosso país e não continuar eternamente a estender as mãos. Hoje em dia todos os países do mundo estão com problemas. É por causa disso que as ajudas de desenvolvimento diminuíram drasticamente no mundo”, referiu José Mário Vaz. 

ANG/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário