quinta-feira, 28 de junho de 2018

Mau tempo


Ponto Focal de Previsão Sazonal de Meteorologia lamenta mortos e danos materiais causados pelo vento

Bissau,28 Jun 18 (ANG) – O Ponto Focal de Previsão Climatérica e Sazonal de Serviço de Meteorológico da Guiné-Bissau lamentou hoje as mortes registadas e danos materiais causados por ventos fortes acompanhado de chuvas registados  na tarde de quarta-feira em Bissau.

Cherno Luís Mendes, em declarações à ANG estimou a velocidade do vento da quarta-feira em cerca de 100km à hora. 

O Ponto Focal de Previsão Climatérica e Sazonal de Meteorológico da Guiné-Bissau lamentou ainda a falta de aparelho para avaliar a velocidade do vento e da massa da nuvem em termos de velocidade por quilómetros a hora, nos serviços da Meteorologia Nacional.

“Essa situação podia ser evitada se os Serviços de Meteorologia tivesse continuado  a emitir o boletim informativo sobre as condições climatéricas, sobretudo sobre o vento”, lamentou.

Disse que na época da chuva a situação do género ou seja de vento forte continuará, dependendo das condições atmosféricas, como a de quarta-feira em termos de humidade e temperatura que permitiram a formação de nuvem e consequentemente a queda da chuva.

Cherno Luís Mendes aconselhou o povo guineense em geral, sobretudo os da capital Bissau a fecharem portas e janelas das suas habitações como forma de prevenir os eventuais danos causados pelo vento e bem como pela chuva respectivamente.

Avisou ainda as pessoas a não ficar debaixo das árvores de grandes portes porque elas atraem sempre o relâmpago e a procurarem lugares seguros para evitar possíveis perdas de vidas humanas.

ANG/LPG/DMG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário