terça-feira, 12 de junho de 2018

Saúde


Médicos portugueses efetuam consultas gratuitas aos funcionários da Presidência da República

Bissau, 12 Jun 18 (ANG) – Médicos portugueses realizam consultas gratuitas ao______________________________________________________________________________s funcionários da Presidência da República e suas famílias, no âmbito de uma iniciativa patrocinada pela  Fundação Maria Rosa Goudiaby Vaz em colaboração com a sua congénere Ricardo Sanhá, sedeada em Portugal.

Em declarações segunda-feira aos jornalistas, no Palácio da República, a Primeira-dama, Maria Rosa Vaz disse que solicitou esta parceria entre as duas fundações porque o pessoal daquela casa tem pedido constantemente para serem evacuados para tratarem no estrangeiro.

“Nesse âmbito, tendo em conta a parceria existente entre a Fundação Maria Rosa Vaz e Ricardo Sanhá, solicitamos a ajuda dos médicos portugueses na pessoa de Vaz Concelos para virem a Presidência fazer consultas   ao nosso pessoal”, esclareceu Rosa Vaz.

A porta-voz dos médicos, Helena Relva disse que a iniciativa visa assegurar tratamento a casos que não necessitam de evacuação.

 “Nós estamos a tentar fazer uma seleção da patologia dos doentes para ver se conseguirmos resolver os seus problemas cá em Bissau, ou seja, os que conseguimos tratar internamente não devem ser evacuados”, explicou.

Salientou que a evacuação implica sempre uma deslocação das pessoas para fora da sua casa, deixando a sua família o seu trabalho, acrescentando que a sensibilidade de uma pessoa doente fora do seu país torna tudo ainda mais complicado.

A médica salientou que somente os casos mais graves serão encaminhados para tratamento em Portugal.  

ANG/MSC/ÂC//SG




Sem comentários:

Enviar um comentário