terça-feira, 12 de junho de 2018

Ensino


Universidade Lusófona promove “Semana Académica” para os estudantes de comunicação 

Bissau, 12 Jun 18 (ANG) – A Universidade Lusófona da Guiné através do seu Gabinete de Comunicação e Marketing promove de 11 à 16 do corrente mês uma Semana Académica” para os estudantes de comunicação organizacional e jornalismo.

Para o Bastonário de Ordem de Jornalistas da Guiné-Bissau, igualmente professor e director desse gabinete, a “Semana Académica” com o lema “A crise no Jornalismo”, visa interagir com os directores dos principais órgãos de comunicação social do país  sobre como  a nova geração se  prepara para o mercado de trabalho.

António Nhaga disse que, de antemão, em todo o mundo existe crise no jornalismo.
Nhaga acredita que a Semana Académica vai despertar a nova geração para o facto de que há instrumentos que devem conhecer na prática, porque já o conhecem em teoria, e  que provavelmente vai ajudar a nova geração de jornalistas a saber distinguir o que é um bem público e o interesse público.  

O Director-geral  do jornal estatal Nô Pintcha, Simão Abina, que orou o tema “O Papel do Jornal NÔ Pintcha na Crise de Jornalismo na Guiné-Bissau”, afirmou que o tema(crise no jornalismo) interpela a todos:   jornalistas,  políticos e aos cidadãos em geral.

"O tema que me foi proposto, interpela a cada um de nós, seja nós os jornalistas, os políticos e o cidadão de modo geral devido a complexidade e o impacto na consolidação da nossa jovem democracia, rumo ao desenvolvimento", refere.

Abina realçou  que na democracia emergente o jornalismo serve para construir a comunidade, contribuir para a cidadania e para o desenvolvimento da democracia, e acrescentou que o Nô Pintcha tem como meta a salvaguarda dos princípios democráticos, da cidadania e a paz social.  

Os estudantes vão debater durante esta Semana Acadêmica os temas como, Comunicação Politica e Opinião Pública, o Papel da Radio Difusão Nacional e da Televisão Nacional na crise no jornalismo, Importância do Direito para o Estudo de Comunicação, Media e Modernidade entre outros e serão orados pelos directores dos principais órgãos de comunicação social da Guiné-Bissau.  

ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário