terça-feira, 5 de junho de 2018

Campanha de Caju


Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau acusa comerciantes de agirem de “má-fé”  

Bissau,05 Jun 18 (ANG) – O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG), acusa os comerciantes que atuam na fileira de cajú de agirem de “má-fé” no que diz respeito a compra da castanha de cajú no valor de 700 francos CFA ,o quilo. 

“A presente campanha é um desastre, uma vez que em nenhuma região do país um quilo desse produto chegou de ser vendido no valor de mil francos CFA, como havia sido anunciado pelo Presidente da República no lançamento da campanha de caju”, criticou o líder dos agricultores.

Jaime Boles Gomes que falava hoje em exclusivo à ANG sobre a evolução do preço da castanha de caju nas regiões, disse que na semana passada falou com os seus representantes em algumas regiões e a informação que recebeu indicam que na região de Oio e Bafatá o preço vária entre 650 à 700 francos por cada quilo, enquanto que na região de Gabu, um quilo está a ser comprado a  700 francos e na região de Tombali, 600 francos.
Acrescentou que a região de Biombo é a única em que o preço por cada quilo da castanha chega aos 750 francos cfa. 

Nessa altura, conforme Jaime Gomes o preço do quilo na balança custa 785 francos, mas agora no Porto de Bissau o preço caiu para 730. 

Boules disse que isto significa que vai haver também a queda de preço junto do produtor.
Instado a falar dos motivos dessa queda repentina de preço de castanha, disse desconhecer as razões da redução do valor de 785 para 730 cfa.

Jaime Boles Gomes afirmou que o governo criou as condições para que um quilo da castanha de caju junto do produtor não fosse de  menos 800 francos CFA, alegando que a remoção das taxas é para facilitar os comerciantes durante o processo para que possam ter o poder de comprar o produto num preço mais elevado.

Razões pela qual o Presidente da ANAG disse que esta situação pode gerar consequências imprevisíveis, sobretudo de fome junto às populações porque a castanha de caju é a principal fonte de rendimento dos agricultores nacionais. 

ANG/LPG/ÂC//SG




Sem comentários:

Enviar um comentário