terça-feira, 12 de junho de 2018

Trabalho Infantil



UNTG defende elaboração de plano nacional de combate ao fenómeno  no país 

Bissau, 12 Jun 18 (ANG) – A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), defende a elaboração de um  plano de ação nacional de combate ao trabalho infantil  no país e suas piores formas assim como a lista dos trabalhos perigosos à semelhança de  outros países da CPLP.

Um apelo nesse sentido foi feito hoje   pelo Ponto Focal para o Combate ao Trabalho Infantil da UNTG, Maria de Fátima Nogueira, na cerimónia alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil que se assinala hoje.

Maria Nogueira disse que o fenómeno está a crescer na Guiné-Bissau pelo que deve-se tomar medidas para pôr cobro à prática.

"A UNTG ciente do aumento desse fenómeno no país e das suas consequências na vida física, educacional e intelectual das crianças prometeu lutar para combater o flagelo na Guiné-Bissau”, disse.

Aquela responsável exige  ao governo o cumprimento das suas  obrigações, através do reforço da legislação, e sugere a criação de um corpo da polícia social de proteção de menores trabalhadores.

Pediu igualmente ao governo para ractificar a convenção 189,bem como a sua aplicação imediata, sustentando  ser um elemento importante para a promoção do trabalho  digno para trabalhadores, e essencial para a eliminação do trabalho infantil em diversos sectores. 

O Dia Mundial de Lutra contra o Trabalho Infantil foi instituido pela Organizaçao Internacional de Trabalho, em 2002 e este ano a data celebrada sob o tema "Campanha de sensibilização e mobilização da população em geral".

ANG/DMG/LPG//SG

  

Sem comentários:

Enviar um comentário