quinta-feira, 21 de junho de 2018

Política


Presidente da República pede empenho dos guineenses para que eleições legislativas sejam realizadas na data marcada

Bissau,21 Jun 18 (ANG) – O Presidente da República apelou a colaboração e o empenho de todos os guineenses para que as legislativas sejam realizadas na data marcada ou seja no próximo dia 18 de Novembro do ano em curso.

Ao responder à pergunta sobre se vai recandidatar-se às eleições presidenciais de 2019, durante a entrevista colectiva aos órgãos de comunicação social nacional e estrangeira, José Mário Vaz disse que antes todos devem empenhar-se na realização das legislativas marcadas para o dia 18 de novembro.

  “Nós estamos há um ano das eleições presidências do país. Todos os guineenses incluindo eu mesmo estamos a trabalhar para a realização das eleições legislativas na data marcada e para que o povo possa escolher os seus representantes no parlamento e quiçá o seu primeiro-ministro”, referiu.

José Mário Vaz disse que a sua preocupação agora é o caminho a percorrer até chegar as eleições legislativas, sem que haja problemas e para que todos sintam bem, em paz e para que os resultados eleitorais não venham a ser contestados por ninguém.

“Penso que até lá, toda a energia do Presidente da República e dos guineenses em geral vão ser apontadas nesse sentido. Penso que até a realização das eleições legislativas de 18 de novembro o Presidente da República vai estar à altura de dizer se vai ou não recandidatar-se  às presidenciais de 2019”, afirmou.

Perguntado sobre como  explica aos guineenses o fim da dupla JOMAV/DSP, o chefe de Estado respondeu que talvez isso seja a interpretação dos jornalistas, salientando que tudo depende dos problemas candentes e daquilo que queremos para a Guiné-Bissau.

“Se o JOMAV e DSP estão alinhados para o bem e o futuro da Guiné-Bissau, respeitando tudo que é de bom para o país, penso que não é possível estamos a falar dessa dupla porque ela está na cabeça das pessoas. A dupla não terminou e não vai terminar porque estamos juntos para levar a Guiné-Bissau para frente e não tenho nenhuma percepção de que terminou essa dupla”, esclareceu José Mário Vaz.

Abordado sobre a propalada denúncia de alegada corrupção e elevada burocracia no sector judiciário guineense, o Presidente da República disse que as vezes fica preocupada com essa situação.

“Temos a nossa Constituição da República que define claramente a separação de poderes entre os órgãos da soberania. Existem o Presidente, o poder legislativo, o executivo e o poder judiciário. O Presidente da República não pode imiscuir-se nas competências de outros poderes. O Poder judicial é autónomo e independente”, explicou.

José Mário Vaz sublinhou que, como cidadão guineense, pensa que a solução para esses problemas passa pelas reformas no poder judicial, na administração pública e na defesa e segurança, que começou há muitos anos.

“São essas reformas que poderão nos ajudar a sair da situação difícil em que estamos hoje”, afirmou, acrescentando que não é somente o poder judiciário que se depara com essa situação, mas sim todos: A função pública em geral está numa situação difícil em que o Estado vive acima das suas possibilidades. É preciso a reforma e adequar os recursos às necessidades do país”, sustentou. 

ANG/ÂC//SG
  





Sem comentários:

Enviar um comentário