sexta-feira, 8 de junho de 2018

Cultura


Direcçao Geral da Cultura não apoia realização de “Carnaval Académico” para evitar descrédito do “carnaval tradicional”  

Bissau, 08 Jun 18 (ANG) – A Direcção-geral de Cultura não abraça e nem autoriza a iniciativa do “Carnaval Académico”, denominando de 'Nturudo” organizado pelo Instituto Politécnico Nova Esperança (IP9), e que irá decorrer de 23 a 24 de junho deste ano. 

Em entrevista exclusiva à ANG, o Director Geral da Cultura, João Cornélio Correia justificou a sua posição com um alegado estudo em curso que visa a candidatura do carnaval tradicional da Guiné-Bissau como património material da humanidade, razão pela qual a Direção Geral da Cultura não pode permitir que o Instituto Politécnico (IP9) faça uma manifestação popular de rua.

"Não podemos vulgarizar o nosso carnaval. Fazer a festa de Nturudo como querem, fora do tempo do seu período normal”, criticou acrescentando, “ se toda a gente quer fazer as manifestações do carnaval quando quiser, quem vai interessar para a nossa maior manifestação cultural”?.

Aquele responsável afirmou ainda que a Direcção Geral da Cultura está a trabalhar no seu ponto prioritário que é um projecto de legislação cultural do país porque a ausência de leis no dominio de cultura levou as pessoas a fazerem o que bem quezerem sem prestar conta à ninguém.

"É verdade que a cultura gere rendimentos e cria emprego, mas deve ser regulamentada, através das leis. E já temos a lei de manifestação cultural, dentre as quais, de combate a pirataria porque alguém não pode criar uma obras mas outras pessoas é que enriquecem à custa dessa obra enquanto que o autor empobrece  cada vez mais ”, disse.

Disse que, em colaboração com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, preveem a transformação das instalações da Direção Geral da Cultura num Palácio da Cultura, onde passarão a ser realizados os concertos.

João Cornélio disse ainda que a falta de investimento e de assunção da parte do governo fez com que o carnaval perca o seu valor e atração popular, porque os meios disponibilizados para o efeito são poucos e não dão para organizar, da melhor forma, os desfiles carnavalescos.  

ANG/DMG/ÂC//SG

 


Sem comentários:

Enviar um comentário