quinta-feira, 14 de junho de 2018

Greve/Saúde


Doentes queixam-se de falta de assistência no Hospital  Simão Mendes  

Bissau, 14 Jun 18 (ANG) – Os doentes internados no Hospital Nacional Simão Mendes estão a queixar-se de falta de assistência médica e medicamentosa em resultado da greve de três dias decretada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG).
 
Segundo o que apurou o repórter da ANG junto ao maior estabelecimento sanitário do país, os doentes internados afirmam que os serviços mínimos não estão a ser observados de forma a garantir um atendimento aos pacientes.

O repórter constatou que a maioria dos serviços afectos ao Hospital Simão Mendes estavam inoperacionais tendo os pacientes a andarem de um lado para outro a procura de assistência.

Um paciente grávida que não quis identificar, lamentou o que estão a passar devido a greve da UNTG, salientando que muitos doentes estão a abandonar o hospital para procurar outras soluções, uma vez que não há pessoal médico suficiente para atender os doentes.

“Estou desde as primeiras horas da manhã e até agora não fui atendido porque o meu marido não tem possibilidade de levar-me para clinica privada e muitas grávidas estão aqui na mesma situação”, lamentou.

 Por outro lado, um casal proveniente do sector de Nhacra cujo filho padecia de febre alta, disse que foram atendidos graças aos serviços dos Médicos sem Fronteira, porque senão o pior poderia acontecer.

O pai da referida criança que igualmente pediu anonimato, afirmou que a greve decretada pela UNTG é uma demostração clara de que os governantes só se interessam do povo no momento das eleições.

O plano  de serviço mínimo do Hospital Nacional Simão Mendes, à que ANG teve acesso, prevé que os serviços de Urgência tenha  um médico e dois enfermeiros, a Maternidade- uma médica, duas parteiras e um enfermeiro, os Cuidados Intensivos - dois enfermeiros e o Bloco Operatório -  dois técnicos.

Os serviços de Primeira e Quarta Medicina, Cirurgia Mulher, Cirurgia Homem, Ortopedia, Orto-traumatologia, Oftalmologia, Nefrologia e Recobro Queimado, RX Banco de Sangue e Pediatria ambos terão um enfermeiro cada para ajudar nos serviços mínimos.

A ANG tentou falar com os enfermeiros chefes sobre o impacto desta paralisação, mas sem sucesso, com a alegação  de que só podem falar mediante uma autorização superior. 

A segunda vaga de greve decretada pela maior Central Sindical do país  termina na próxima quinta-feira, e os grevistas  exigências   reajuste salarial aos funcionários públicos.

 ANG/MSC/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário