quarta-feira, 27 de junho de 2018

ONU


Presidente do Comité do Sanções satisfeito com evolução política no país

Bissau,27 Jun 18 (ANG) – O Presidente do Comité de Sanções da ONU disse que o Conselho de Segurança desta organização está satisfeito com a evolução política na Guiné-Bissau, devido a aprovação do programa e orçamento geral de Estado, bem como do afastamento dos militares das actividades políticas.

Anatólio N´dong M´ba que falava hoje à imprensa após um encontro com o Presidente da República, José Mário Vaz, disse que a missão está no país para recolher  informações juntos das autoridades e sociedade cível sobre a evolução de atitude dos militares sancionados depois do golpe de 12 de Abril de 2012.

“Recebemos todas informações necessárias e que serão traduzidas em relatório a ser apresentado e debatidos pelos membros do Comité de Sanções das Nações Unidas”, explicou Anatólio N´dong M´ba.

Interrogado se as autoridades nacionais pediram o levantamento das sanções, o Presidente do Comité de Sanções da ONU disse que sim, salientando que isso cabe ao Conselho de Segurança tomar as decisões, se vai levantar ou não as sanções impostas à alguns militares envolvidos no golpe de Estado de Abril de 2012.

Por outro lado, encoraja o governo a empenhar-se para que haja um “Pacto de Estabilidade”, assinado pelos partidos para que haja condições apropriadas para a realização das eleições no dia 18 de Novembro deste ano.

ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário