sexta-feira, 29 de junho de 2018

UNTG



Terceira vaga de greve prevista para  03 à 05 de julho  

Bissau, 29 Jun 18 (ANG) - A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) agendou a terceira vaga de greve para os dias 03 à 05 do próximo mês com o objectivo de ver solucionada as suas revendições por parte do governo.

A informação consta num pré-aviso de greve da UNTG enviado ao governo no dia 28 do corrente mês no qual consta as seguintes reivindicações: aplicação de nova grelha salaria, reajuste salarial, pensão e abono de família para os servidores públicos, entre outras.

“Esgotada a segunda vaga de greve da UNTG sem nenhuma contraproposta credível por parte do governo, somos obrigados à prosseguir com a nossa luta que se resume na dignificação do servidor público e trabalhadores em geral”, refere o documento.

No documento, a UNTG afirma que chegou o momento de o executivo mudar de paradigma da governação e de pautar pelo respeito às leis e demais instrumentos jurídicos  em vigor na Guiné-Bissau.

“Perante o desrespeito promovido pelos dirigentes políticos e governativos, a central sindical jamais ficará indiferente às violações grosseiras perpetuadas por sucessivos governos contra a vida e bem-estar dos servidores públicos e trabalhadores em geral”, lê-se no comunicado.

De acordo com o pré-aviso UNTG, há mais de 43 anos que os servidores públicos da Guiné-Bissau são explorados pelos governantes.

A central sindical acha  que já está na altura de se inverter a situação, tendo alegado que  o salário que os funcionários públicos ganham não dá para manter o sustento familiar e muito menos para realizar outras despesas.

“Enquanto os trabalhadores da função pública vivem do miserável salário, os deputados e  membros de governo vivem em luxo. Esqueceram dos deveres plasmados na Constituição da República guineense”, diz a UNTG no pré-aviso. 

No mesmo documento, a central sindical manifesta  total disponibilidade em dialogar em busca de uma solução que possa concretizar os seus objectivos. 

ANG/AALS/ÂC//SG





Sem comentários:

Enviar um comentário