terça-feira, 12 de junho de 2018

Singapura


O que ficou  retido do encontro Doanald Trumph e Kim Jong-un
Bissau, 12 Jun 18 (ANG) – O encontro tão esperado entre o presidente americano Donald Trumph e o dirigente norte-coreano, Kim Jong-un saldou-se na assinatra de um Documento Comum em que nem todos os detalhes foram revelados.
Donald Trump et Kim Jong-un trocaram abraços historicos em Singapura, uma imagem forte há muito imaginável, pois as tensões entre as duas partes duravam centenas de anos. Os dois homens se encontraram vista à vista durante perto de 45 minutos, antes de realizar uma almoço de trabalho que durou uma hora.
« Foi seguramente um encontro histórico, que ninguém podia imaginar, disse Donald Trumph na sequência desse  almoço com o líder norte-coreano em Singapura:. « Viramos a página do passado», afirmou  Kim Jong-un.
Os dois dirigentes assinaram igualmente um document comum que indica que os dois homens se convenceram a trabalhar sobre a “desnuclearização completa da Penúnsula Coreana”. Os termos Verificável e Irreversível não figuram no documento.
Donald Trump assegurou que o processo de desnuclearização será verificado.”Não se trata de uma marcha àtras ,” disse. “Vamos verificar. É uma completa desnuclearização, e esta verificação será ,ao mesmo tempo, americana e internacional”.
O documento final do encontro assinado entre os dois dirigentes contem mais quatro pontos que são:
« Os estados Unidos e a Coreia de Norte vão engajar-se para o estabelecimento de novas relações entre os dois países conforme o desejo de paz e prosperidade dos dois povos; Os estados Unidos e a Coreia do Norte unirão os seus esforços para o estabelecimento de um regime de paz estável na Península Coreana; os dois estados reafirmam a Declaração de Panmunjom de 27 de Abril de 2018, a Coreeia do Norte se engaja a abrir-se para a desnuclearização completa da Penúnsula Coreana;  e os estados Unidos, e a Coreia do Norte se engaja a repatriar os militares americanos desaparecidos em combate durante a Guerra da Coreia”.
A cimeira abriu uma nova era”, declarou Kim Jong-un. O líder norte-coreano recebeu um convite inesperado para vsitar a Casa Branca.
“Vamos-nos encontrar muitas vezes”, declarou Donald Trumph, indicando ter iniciado uam relação muito especial com o seu interlocutor.
As ambições atómicas de  Pyongyang, sob sanções internacional impostas ao longo dos últimos anos se encontrava no centro das discussões entre os dois dirigentes. Será que houve um acordo sobre esta questão sensível? “A descuclearização começa brevemente” anunciou  Donald Trump. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário