quinta-feira, 21 de junho de 2018

Identificação Civil


Primeiro-ministro promete baixar preço de Bilhete de Identidade 

Bissau,20 Jun18 (ANG) – O Primeiro-ministro prometeu para breve baixar o preço de bilhete de Identidade de dez para cinco mil francos, para as pessoas de zero a vinte anos.

Aristides Gomes que respondia algumas questões levantadas pelos deputados da nação antes da aprovação do programa de governo na Assembleia Nacional Popular, informou aos deputados  que o recenseamento eleitoral será feito no país e que os cartões de eleitor serão também impressos localmente à semelhança do que acontecera há quatro anos.

 Instado pelos deputados a falar da falta de fornecimento regular da luz elétrica, disse que a situação da energia é um handicap de momento, mas que, contudo, promete melhoria no serviço para suscitar o investimento interno e externo.

Em relação a castanha de caju revelou que a exportação do presente ano poderá situar-se em torno dos 160 toneladas.

Enquanto isso, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama  disse esperar que as aspirações dos guineenses para uma vida condigna sejam refletidos no documento de governação.

Disse que os sectores sociais, nomeadamente Saúde e Educação, a promoção do auto emprego e ao desenvolvimento das capacidades físicais e intelectuais, bem como a Justiça, Segurança e paz social, são questões que devem ser melhor interpretadas pelo executivo através de eixos programáticos e balizados políticamente na firme convicção de cumprimento do mandato representativo.

 À par desta preocupação, o responsável máximo do hemiciclo defende a gestão rigorosa e transparente da coisa pública de acorco com as leis das finanças públicas para que a utilização dos fundos públicos tenham efeito social multiplicador, provocando melhorias significativas na vida dos cidadãos.

”Todos ambicionam uma vida semelhante aos das sociedades mais desenvolvidas, que imprimiram maior justiça na distribuição das riquezas geradas por cada um dos seus membros. Por isso, deve-se reorganizar as instituições de Estado, sobretudo as sociais, políticas e judiciais”, referiu.

Cassamá sustentou que o sucesso de um povo reside na sua capacidade de controlo do seu bem comum, que  equivale a boa governação dos seus recursos públicos.

Disse que o sucesso do governo que agora se legitima politicamente está na capacidade de satisfazer  os objetivos da sua existência, a par das questões sociais e  econômicas.

Por isso, disse que o governo de inclusão será particularmente avaliado para garantir os meios necessários ao cumprimento de todos os preceitos que regulam o processo eleitoral.

Reconhece as limitações das finanças públicas, sobretudo para garantir o normal funcionamento das instituições públicas, mas disse acreditar que o governo estará à altura de pôr à disposição da Comissão Nacional de Eleições os meios necessários para a concretização do cronograma apresentado.

ANG/LPG/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário