quinta-feira, 7 de junho de 2018

Ambiente


Dentro de pouco mais de 30 anos os oceanos podem ter mais plásticos que peixes

Bissau, 07 de Jun 18 (ANG) – Até 2050, os oceanos terão mais plásticos que peixes, revelou  em Bissau a Secretária de Estado do Ambiente na apresentação da mensagem alusiva ao Dia Mundial do Ambiente.

Quité Djata  disse, citando as declarações do Secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica,  que mais de oito milhões de toneladas de plásticos acabam nos oceanos anualmente no mundo.

O Dia Mundial do Ambiente  se assinala hoje, 5 de Junho, sob o lema “, Combater a Poluição Plástica”e segundo Djatá, a poluição plástica afecta todas as partes do mundo e prolifera os oceanos e envenena os recifes de coral.

Aquela governante disse que algumas estimativas mostram que as pessoas despejam tantos itens como as garrafas, sacos plásticos e copos depois de um único uso.
Revelou que as estimativas mostram-se que cerca de 99 por cento das aves marinhas tenham ingerido plásticos.

Indicou  que em 1950 a população mundial era de 2,5 milhões produzia 1,5 de toneladas de plástico, enquanto que nos dias de hoje uma população global de mais sete bilhões de pessoas produzem mais de trezentos milhões de toneladas de plástico por ano.

Por sua vez, o Diretor-Geral do Ambiente, Viriato Soares Cassamá explicou que  o governo da Guiné-Bissau e a Comunidade Internacional estão preocupados com a poluição plástica no mundo , acrescentando que a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou  2018 como ano de combate a este flagelo no ambiente.

Segundo Viriato Soares Cassamá, existe desde 2013 na Guiné-Bissau, uma lei que proíbe a fabricação, importação, comercialização e uso de plástico, razão pela qual,o Ministério do Ambiente, em colaboração com governo está determinado a acabar coma  poluição plástica e punir os infractores como alguns países já fizeram. 

Aquele ambientalista disse que tanto sacos como outros tipos de plásticos são prejudiciais a saúde humana e dos animais marinhos. Acrescentou que os lugares mais poluídos pelos plásticos são as bolanhas, os mares e os lagos.

Revelou que muitas mulheres na Guiné-Bissau usam sacos plásticos para cozer comidas, vender alimentos quentes, salientando que isto pode provocar o câncer nos organismos aconselhando as mesmas a se abdicarem de tais  práticas.

Cassamá pediu a colaboração de todos no combate a poluição plástica para melhor preservar o ambiente e proteger os oceanos. 

 ANG/JD/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário