sexta-feira, 27 de agosto de 2021

              Afeganistão/Novo balanco confirma 95 mortos e 150 feridos

Bissau, 27 Ago 21(ANG) – Pelo menos 95 pessoas morreram e 150 ficaram feridas no duplo atentado bombista perpetrado na quinta-feira pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) no aeroporto de Cabul, indicou hoje um novo balanço.

Uma fonte oficial, citada pela agência de notícias espanhola EFE, que pediu para não ser identificada para avançar o número de vítimas, escusou-se a dar outros pormenores.

O balanço anterior dava conta de pelo menos 60 mortos e 140 feridos, na maioria afegãos que tentavam embarcar em voos dos países aliados, que também sofreram baixas.

Washington atribuiu os atentados ao ramo afegão do grupo extremista Estado Islâmico (EI) e disse que um bombista suicida se fez explodir na quinta-feira, num dos acessos do aeroporto de Cabul, denominado Abbey Gate, e pouco depois um segundo ativou um engenho explosivo perto do Hotel Baron, nas imediações do aeródromo.

Na sequência dos dois atentados suicidas, combatentes do EI, que no Afeganistão é considerado inimigo dos talibãs, abriram fogo contra civis e militares na zona.

Posteriormente, um comunicado divulgado pela agência de propaganda, Amaq, o Estado Islâmico da Província de Khorasan (ISKP, na sigla em inglês) afirmou que um dos seus combatentes passou “todas as fortificações de segurança” e colocou-se a menos de “cinco metros de militares norte-americanos”, tendo então detonado o cinto de explosivos.

O comunicado só mencionou um bombista suicida e apenas uma bomba.

Os talibãs conquistaram Cabul em 15 de agosto, concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A tomada da capital pôs fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e aliados na NATO, incluindo Portugal.
ANG/Inforpress/Lusa

 

 

 

Agricultura/Guiné-Bissau aposta no cultivo do arroz na época seca para aumentar produção deste cereal

Bissau,27 Ago 21(ANG) - O diretor-geral da Agricultura, Júlio Indjai, revelou quinta-feira que o país aposta no cultivo do arroz também na época da seca como forma de aumentar a produção daquele cereal que é a base da dieta alimentar dos guineenses.

Júlio Malam Indjai comentava à Lusa as indicações dos serviços da meteorologia da Guiné-Bissau, que apontam para a diminuição das chuvas no país este ano, o que poderá afetar a produção agrícola, nomeadamente do arroz.

Segundo a meteorologia guineense, a fraca chuva será notada sobretudo no mês de setembro, prevendo-se que seja a mais acentuada diminuição dos últimos 30 anos.

A redução das chuvas é motivada pelas alterações climáticas, assinalou a meteorologia guineense.

Para contrariar a situação, o Governo distribuiu sementes de várias culturas aos camponeses e incentivou-os a aumentarem a produção de cereais, sobretudo, o arroz durante o período seco que vai de novembro a junho, disse à Lusa o diretor-geral da Agricultura.

Analisando as estatísticas da última campanha agrícola, o diretor-geral da Agricultura revelou que, só nas regiões de Bafatá e Gabú, no leste da Guiné-Bissau, os camponeses produziram 468 hectares de arroz durante o período da seca.

Júlio Indjai acredita que, com o incentivo à produção nessa época do ano noutras zonas do país, nomeadamente no norte e no sul, e com o aumento dos atuais 97 para 300 tratores agrícolas a serem adquiridos pelo Governo, "rapidamente o país poderá aumentar a sua produção" de alimentos, sublinhou.

Atualmente a Guiné-Bissau não produz arroz suficiente para o que é consumido a nível nacional.

O diretor-geral da Agricultura sublinhou que o país "gasta muito dinheiro" todos os anos com a importação de mais de 100 mil toneladas daquele cereal.ANG/Lusa

 

Afeganistão/ “Não perdoamos, não esquecemos, vamos caçar-vos e fazer-vos pagar pelos atentados”, diz Biden

Bissau, 27 Ago 21(ANG) – O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, prometeu qinta-feira “caçar e fazer pagar” os autores do duplo atentado bombista e do ataque armado junto ao aeroporto de Cabul, Afeganistão, atribuído ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

“Não esqueceremos, não perdoaremos e vamos caçar-vos e fazer-vos pagar”, disse Joe Biden, depois de um momento emocionado em que relembrou a morte do filho, ele próprio um antigo combatente militar.

Num discurso transmitido ao final da tarde em Washington, Biden afirmou que os ataques desta tarde eram esperados, mas que isso não vai alterar a estratégia definida para a saída dos EUA do Afeganistão.

O líder do Comando Central dos Estados Unidos, general Kenneth McKenzie, confirmou quinta-feira12 mortes e 15 feridos nos ataques  em Cabul, mas na sexta-feira o número de vitimas entre militares norte-americanos subiu para 13.

Um responsável do Ministério da Saúde do governo afegão afirmou à BBC que o número de feridos é de, pelo menos 140, e que há pelo menos 60 mortos resultantes dos ataques. ANG/Inforpress/Lusa

 

 

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)


Justiça
/Bissau acolhe 19º encontro dos Procuradores Gerais da República da CPLP em 2022

Bissau,26 Ago 21(ANG) – A Guiné-Bissau vai acolher  em 2022, o décimo nono encontro dos Procuradores Gerais da República da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa(CPLP).

O anúncio consta numa nota à imprensa do Ministério Público, enviada hoje à ANG, segundo a qual,o engajamento para o efeito foi assumido pelo Procurador-geral da República, Fernando Gomes na Décima Oitava Reunião dos Procuradores Gerais da CPLP, que decorreu esta semana em São Tomé e Príncipe.

“Com a excepção de Timor Leste, por razões de força maior, durante dois dias, os Procuradores Gerais da República da Guiné-Bissau, Angola, Brasil, Cabo Verde, Maçambique, Portugal, São Tomé e Principe e, pela primeira vez, a Guiné Equatorial, abordaram os temas como: “ O Ministério Público e o Estado de Direito Democrático, a Recuperação de Activos, a Cooperação Jurídica na CPLP e o Combate a Corrupção”, disse a nota.

O documentorefere que o encontro de Procuradores Gerais dos países membros da CPLP junta, anualmente, os responsáveis máximos dos Ministérios Públicos dos respectivos Estados para, nomeadamente, promover soluções de problemas judiciários de interesse comum.

A Guiné-Bissau esteve representada ao mais alto nível nessa reunião pelo  Procurador Geral da República, Fernando Gomes.ANG/ÂC//SG

Instituto Marítimo Portuário/Sindicato de Base dos trabalhadores denuncia  existência de “funcionários fantasmas” na instituição

Bissau, 26 Ago 21 (ANG) – O Sindicato de Base dos trabalhadores do  Instituto Marítimo Portuário(IMP-GB) denunciou hoje a existência de mais de 100 indivíduos que considera de “funcionários fantasmas” na Instituição, e  diz que recebem como funcionário de casa, auferindo salários cujo valor mínimo é de 130 mil francos CFA.

Em conferência de imprensa, o Vice-Presidente de Sindicato de Base dos Funcionários do IMP-GB, Incaro Incas disse que, através da folha de pagamento de salário dos funcionários da respectiva Instituição portuária, o Sindicato de Base constatou que, afinal, a referida folha de pagamento, contempla mais de 100 nomes dos ditos “funcionários fantasmas”, que recebem salários, sem prestar quaiquer tipo de serviço ao IMP.

Segundo Incaro Incas, a folha de pagamento salarial descoberto pelo Sindicato de Base  vinha acompanhado de nomes e respectivos salários, havendo entre os quatro nomes identificados quem ganhasse 360 mil francos cfa.

Entre os nomes revelados figuram um magistrado, um politico e um jornalista.
ANG/LLA/ÂC//SG

 


Covid-19
/”Todas as mulheres na Guiné-Bissau podem tomar vacina da Johnson & Johnson”, diz a Alta Comissária

Bissau,26 Ago 21(ANG) - A Alta-Comissária Contra a Covid-19 na Guiné-Bissau, Magda Robalo esclareceu hoje que todas as mulheres, com mais ou menos de 50 anos, as grávidas e as que amamentam podem tomar a vacina da Johnson & Johnson.

Segundo a  Lusa, a médica reagia assim  às especulações que circulam na Guiné-Bissau e na comunidade guineense emigrada no estrangeiro, segundo as quais as mulheres que não atingiram os 50 anos não poderiam tomar a vacina do fabricante norte-americano Jansen.

"Recomendamos as mulheres acima e abaixo dos 50 anos para irem vacinar-se e podem tomar a vacina Janssen", disse Magda Robalo.

A alta-comissária guineense notou, contudo, ser necessário que as mulheres com menos de 50 anos estejam atentas aos efeitos ou reações após tomarem aquela vacina, como trombose, embora raramente fatal, observou.

Magda Robalo esclareceu que "de facto" a vacina da Jansen "provocou acidentes sanguíneos", nomeadamente a formação de trombose, tendo causado a morte a sete pessoas em maio de 2021.

"Houve 28 casos desta síndrome, que é uma situação que pode ocorrer entre 13 e 15 dias depois da vacinação e que provoca trombose no sangue, mas raramente pode ser fatal", referiu Robalo.

A médica guineense sublinhou que na altura concluiu-se tratar-se de um fenómeno raro nas mulheres entre 18 e 49 anos, e ainda mais raro nos homens e nas mulheres de acima de 50 anos.

Muitos países, incluindo Portugal, só administram a vacina da Jansen a mulheres com mais de 50 anos.

Questionada sobre se existe algum registo de acidentes com a vacina da Jansen na Guiné-Bissau, Magda Robalo disse que não e ainda notou que o país tem vacinas de outras marcas que podem ser administradas às mulheres, nomeadamente AstraZeneca ou Sinopharm.

"As mulheres que ainda não tiveram filhos, as jovens acima dos 18 anos podem tomar qualquer vacina contra a covid-19", esclareceu Robalo, acrescentando que as grávidas a partir do quarto mês, bem como as que amamentam podem ser vacinadas "sem problema".

A Guiné-Bissau regista um total de 5.634 casos e 110 óbitos desde o início da pandemia.

A covid-19 provocou pelo menos 4.451.888 mortes em todo o mundo, entre mais de 213,1 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.ANG/Lusa

Reino Unido/Protecção anti-covid tem queda considerável 6 meses após aplicação da vacina

Bissau, 26 Ago 21 (ANG) - A protecção contra o coronavírus concedida pelas vacinas regista queda significativa após seis meses, informa um estudo britânico, cujos autores defendem as doses de reforço.

Um mês depois da segunda dose, a eficácia da vacina da Pfizer é de 88%, mas a protecção contra eventuais contágios cai para 74% entre cinco e seis meses depois da injecção, de acordo com a análise mais recente do estudo Zoe Covid.

Para a vacina da AstraZeneca, a eficácia passa de 77% um mês depois da segunda dose para 67% entre quatro e seis meses após a aplicação.

O estudo foi elaborado a partir de dados de quase um milhão de usuários do aplicativo Zoe, criado por um grupo privado com o mesmo nome.

Cientistas do King's College de Londres e da equipa da Zoe analisaram os dados dos contágios ocorridos entre 26 de Maio e 31 de Julho de 2021 em pessoas vacinadas que fizeram o download do aplicativo entre 08 de Dezembro de 2020 e 03 de Julho de 2021.

A campanha de vacinação britânica, que já aplicou a segunda dose em 77% das pessoas com mais de 16 anos, priorizou os idosos e pessoas com comorbidades, assim como os profissionais da saúde.

Para os cientistas do King's College, a protecção diminuiu mais nestes grupos.

O professor Tim Spector, cientista que liderou o projecto, advertiu que a protecção pode ser "inferior a 50% em idosos e profissionais da saúde para o inverno".

Se este número se refere aos contágios e não às formas graves, isto poderia implicar "um aumento das hospitalizações e das mortes", se o país enfrentar níveis elevados de infecção e uma variante altamente contagiosa.

O pesquisador considera "urgente prever doses de reforço", assim como estudar se é conveniente imunizar os menores com as vacinas disponíveis.

Vários países estudam a possibilidade de administrar uma dose de reforço, incluindo o Reino Unido, que deseja oferecê-la às pessoas com comorbidades a partir de Setembro, apesar das reticências da Organização Mundial da Saúde (OMS). ANG/Angop

 

  
Cooperação
/Guiné-Bissau e Brasil assinam acordos em vários sectores prioritários

Bissau,26 Ago 21(ANG) – A Guiné-Bissau e o Brasil assinaram vários protocolos de acordos em vários sectores prioritários, nomeadamente saúde, formação profissional, formação das Forças de Defesa e Segurança, Agronegócio, Justiça, Diplomacia e Cultura.

De acordo com uma nota do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República, enviada à ANG, os referidos acordos foram rubricados pela ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa na Agência Brasileira de Cooperação(ABC), no âmbito da visita oficial de quatro dias que o chefe de Estado guineense está a efectuar naquele país.

A nota informa que no sector de saúde o acordo entre os dois países, destaca o compromisso do Brasil na instalação de unidades de hemodiálises na Guiné-Bissau e envio de especialistas para dar formação aos médicos guineenses.

O Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embalo, iniciou na quarta-feira uma visita oficial de quatro dias ao Brasil, com passagens por São Paulo e Rio de Janeiro, além da capital, Brasília.

"Na capital paulista, deverá visitar o Museu da Língua Portuguesa e entrevistar-se-á com o governador do estado. No Rio de Janeiro, visitará o Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil", indicou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em comunicado.ANG/ÂC//SG

 

Cabo Verde/Tribunal Constitucional divulga ordem definitiva dos candidatos no boletim de voto

Bissau, 26 Ago 21(ANG) – O Tribunal Constitucional (TC) divulgou hoje a ordem definitiva dos sete candidatos às eleições presidenciais no boletim de voto, em sorteio  realizado na presença dos mandatários nacionais.

De acordo com o TC, a candidatura de Fernando Rocha Delgado, às presidências do dia 17 de Outubro, ficou em primeiro lugar do boletim, seguida da de  Gilson João Alves e da de José Maria Neves.

Segue-se em quarto lugar a candidatura de Carlos  Alberto Veiga,  quinto lugar a candidatura de Hélio Sanches, sexto a de Casimiro de Pina e sétimo lugar a candidatura de Joaquim Monteiro.


As eleições presidenciais estão marcadas para o dia 17 de Outubro e a campanha eleitoral arranca no dia 30 de Setembro.

Sete candidatos perfilam na corrida ao cargo de Presidente da República, actualmente desempenhado por Jorge Carlos Fonseca que vai deixar a função depois de cumprir dois mandatos. ANG/Inforpress

 

    FMI/Guiné-Bissau vai receber 32,6 milhões de Euros  de alocação de  DES

 Bissau, 26 Ago 21 (ANG) - Os países que têm o português como língua oficial vão receber quase 16,5 mil milhões de euros decorrentes da nova alocação de Direitos Especiais de Saque (DES) do Fundo Monetário Internacional (FMI),  segunda-feira(23) concretizada.

De acordo com o documento que foi aprovado pelo conselho de administração do FMI e que começou  segunda-feira a reforçar as reservas cambiais de todos os membros do Fundo, a soma dos valores atribuíveis aos nove países lusófonos, incluindo Portugal, chega a 16.492,5 mil milhões de euros, representando 13.623 milhões de unidades de DES.

Angola é o país lusófono africano que terá uma alocação mais robusta, seguindo-se Moçambique, com 261 milhões de euros, a Guiné Equatorial (181,6 milhões de euros), a Guiné-Bissau, com 32,6 milhões, Cabo Verde, com 27,8 milhões, e São Tomé e Príncipe, que receberá quase 17 milhões de euros em reservas cambiais.

No total, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) receberão um reforço de 1.372,2 milhões de euros, correspondentes a 1.134 milhões de unidades de DES, enquanto Timor-Leste receberá 29 milhões de euros.

"A proposta defende uma alocação de 650 mil milhões de dólares, cerca de 456 mil milhões de DES, baseada numa avaliação das necessidades de reservas dos Estados membros a longo prazo, e inclui medidas para aumentar a transparência e a responsabilização no reporte do uso dos DES, ao mesmo tempo que preserva as características dos DES", lê-se numa nota técnica do FMI sobre a emissão, que começará esta segunda-feira a ser concretizada.

Na nota, lê-se ainda que "a alocação ajudará muitos estados membros a suavizar a necessidade de ajustamento face aos constrangimento de liquidez e a evitar políticas desequilibradas, ao mesmo tempo que fornece espaço para aumentar a despesa na resposta à crise e nas vacinas".

Os países em desenvolvimento e os mercados emergentes vão receber 275 mil milhões de dólares (235 milhões de euros) do total, disse a diretora executiva do FMI, Kristalina Goergieva, a 2 de agosto, na aprovação da emissão pela direção do Fundo.

Os países membros começaram a discutir uma emissão de DES logo no ano passado devido ao impacto da pandemia de covid-19, que atirou a economia global para uma recessão de 3,5%, devendo crescer 6% este ano, segundo as previsões feitas do último relatório sobre as Perspetivas Económicas Mundiais.

A emissão de DES é um instrumento criado pelo FMI para dar liquidez e ampliar os recursos disponíveis dos Estados com necessidades financeiras, funcionando como uma espécie de aumento de capital do FMI, para reforçar o combate à pandemia e relançar o crescimento económico.

Um DES é uma unidade em que o dólar americano tem 41,73% do peso, o euro 30,93%, o yuan chinês 10,92%, o iene japonês 8,33% e a libra esterlina 8,09%, e tem uma cotação publicada diariamente pelo FMI.

No domingo, 1 DES correspondia a 1,2107 euros.

A emissão de DES vai ajudar os países com maiores dificuldades a equilibrarem as suas contas e reforçarem a aposta no combate à propagação da pandemia, e tem sido qualificada pelos países africanos como essencial para relançar o crescimento económico da região.

Os países africanos, nomeadamente os da África subsaariana, têm argumentado que a sua parte de DES é desproporcionalmente inferior às suas necessidades devido à diminuta quota no FMI, salientando a baixa taxa de vacinação e a necessidade de manter o financiamento dos projetos com capacidade para robustecer as infraestruturas e assim garantir a atratividade de novos investimentos que façam a região crescer.

O FMI tem defendido que os países mais avançados, menos necessitados desta 'injeção de capital', deveriam transferir uma parte do reforço dos seus DES para os países em desenvolvimento, tendo sido acordado pelas principais potências a canalização de pelo menos 100 mil milhões de dólares, equivalentes a cerca de 854 milhões de euros, para os países com mais dificuldades. ANG/CM/Lusa

        Nigéria/Pelo menos 40 pessoas mortas em ataque de grupo armado

Bissau,26 Ago 21(ANG) – Pelo menos 40 pessoas foram mortas na terça-feira à noite num ataque de um grupo armado não identificado no centro da Nigéria, disse hoje o líder de uma associação comunitária.

O ataque ocorreu em Yelwa Zangam, no estado do Plateau, ao final de terça-feira, quando um grande número de homens armados (localmente apelidados de pistoleiros) invadiu a comunidade, atacou aldeões e ateou fogo a várias casas.

“Posso confirmar que mais de 40 pessoas foram mortas durante o ataque e muitas ficaram feridas. Ainda estamos a procurar no mato para ver se há mais corpos”, disse o vice-presidente do Movimento Juvenil Anaguta, Samson Maikanu, citado pela agência Efe, por telefone, acrescentando que os feridos estão a ser tratados no hospital.

Num comunicado, o governador do Plateau, Simon Bako Lalong, confirmou o ataque, mas não deu números de vítimas.

Lalong atribuiu o ataque a “bandidos” especializados em raptos e disse que as forças de segurança lançaram uma operação e que seis criminosos foram mortos e 10 suspeitos detidos.

O Estado de Plateau tem sido, recentemente, palco de confrontos entre comunidades indígenas e pastores Fulani, que são principalmente muçulmanos, por causa do uso da terra.

Os pistoleiros realizaram um ataque que durou três dias – entre 31 de Julho e 02 de Agosto – a aldeias nas zonas de Bassa e Riyon naquele estado, matando pelo menos 45 pessoas e arrasando mais de 200 edifícios.

Malison Davidson, porta-voz da Associação de Desenvolvimento de Irigiwe, essencialmente cristã, atribuiu a culpa do ataque aos pastores fulani.

No dia 14, pistoleiros mataram 22 viajantes muçulmanos, quando atacaram uma caravana de autocarros em Jos, capital do Plateau.

A polícia atribuiu a responsabilidade do ataque aos jovens de Irigiwe, mas Davidson negou.

Os confrontos interétnicos são comuns nesta região da Nigéria, especialmente entre os fulani, que são muçulmanos e pastores, e os cristãos indígenas, que lutam pelos escassos recursos naturais disponíveis. ANG/Inforpress/Lusa

 

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

   Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)


Qatar-2022
/Baciro Candé divulga lista dos 25 convocados sem qualquer novidades no plantel

Bissau, 25 Ago 21 (ANG) – O Seleccionar Nacional de Futebol da Guiné-Bissau divulgou hoje a lista dos 25 convocados para o jogo da eliminatória para a  próxima Copa do Mundo, a ter lugar em Qatar 2022, sem quaisquer novidades no plantel, mas apenas com o regresso de alguns nomes.

Em conferência de imprensa, Baciro Candé, disse que entre os 25 convocados foram chamados os seguintes  Guarda-redes: Jonas Mendes, Mauricio Gomes e Manuel Mama Samba Baldé.

Na posição defensiva, a novidade que se pode assinalar é o regresso de Eulánio Chipela Gomes vulgo (Nano), Marcelo Djalo Toritolay, e Mancone Soriano Mané.

Entre os  tidos como, “os permanentes” do plantel, figuram Fali Candé, Opa Sangrante, Rudimilson Brito Silva, Aurisio Saliu Junior e Jeferson Encada.

Para  meio-campo, Baciro Candé convocou Jorge Braima Candé, João Lamine Jaquité, Moreto Cassamá, Alfa Semedo e Judilson Gomes vulgo (Pelé) que também marcou o seu regresso no plantel.

Atacantes: Mama Samba Baldé, Piquete Djassi e Alexandre Mendy regressaram as convocatórias do Mister Candé, enquanto que Cafimipon Gomes, Jorge Barbosa Intima, Mauro Rodrigues Teixeira, Panutchi Pereira Camará, Joseph Mendes e Frederic Mendy, são os nomes que  haviam configurado na penúltima lista divulgada pelo Baciro Candé para o falhado amistoso contra Cabo Verde.

Depois da divulgação dos nomes dos 25 convocados para o encontro com a Guiné-Conacri agendado para o dia 01 de Setembro, no estádio emprestado em Mauritânia, Baciro Candé declarou à imprensa que a responsabilidade que carrega de momento é pesada.

Questionado sobre o que pode mudar em termos de abordagem do jogo, uma vez que a Selecção Nacional, joga fora do seu reduto, e em resposta a questão, Baciro Candé justificou que jogando em casa, a equipa tem sempre a probabilidade e vantagem de vencer o seu adversário por vários factores que o técnico considera de segredo.

No que tem a ver com alguns nomes convocados para o referido encontro mas que não jogam nos seus respectivos clubes, o técnico guineense defendeu que jogando ou não nos seus clubes, todos esses nomes merecem a confiança da equipa técnica nacional, e que, por isso, foram chamados para representarem a Selecção Nacional.

Apesar de ter considerado de nada fácil a dupla jornada que a Selecção Nacional de Futebol iniciará no próximo dia 01 de Setembro contra a sua congénere da Guiné-Conacri, e logo no dia 07 contra  Sudão, Baciro Candé disse que a equipa técnica  está confiante na vitória nos dois embates, e disse que a  Guiné-Bissau pode atravessar essa fase e chegar ao Mundial de Qatar-2022.

A Guiné-Bissau está inserida  no Grupo I de apuramento para o mundial Qatar 2022, juntamente com Marrocos, Guiné-Conacri e Sudão.ANG/LLA/ÂC//SG

    

 


Comunicação Social
/Sinjotecs congratula-se com a criação do Sindicato dos Profissionais dos Órgãos Públicos da Comunicação Social

Bissau, 25 Ago 21 (ANG) – A Direçâo do Sindicato Nacional dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (Sinjotecs) manifestou esta quarta-feira a sua congratulação com a  criação do Sindicato dos Profissionais dos Órgãos Públicos da Comunicação Social (Sinpopucs).

A congratulação foi  expressa através de numa  nota de felicitação da direção do Sinjotecs endereçada  ao Sinpopucs,  à que a ANG teve acesso hoje.

“O sector da comunicação social guineense está num processo de reconstrução visando a sua afirmação e consolidação, considerando a sua vitalidade para a consciencialização civica e promoção do bem estar social”, refere a nota na qual ainda se pode ler “todas as tentativas para alcançar os objectivos para o bem estar da comunicação social são bem vindos”.

 Na nota assinada pela Presidente Indira Correia Baldé, o Sinjotecs indica que    conta com bons oficios e a sapiência do Sinpopucs para a materialização de desideratos que consubstanciam o desenvolvimento profissional e a consolidação da carreira dos atores do setor, visando a salvaguarda dos seus direitos laborais.

A criação do Sinpopucs foi tornado pública esta semana e os membros da sua direcção tomam posse  no próximo sábado,em Bissau.ANG/MI/ÂC//SG

 

    Angola/Sociedade civil  lança petição contra “instrumentalização” da justiça

Bissau, 25 Ago 21 (ANG) - Um grupo de membros da sociedade civil angolana está a promover uma campanha de recolha de assinaturas para exigir o fim do que chamam interferência junto dos órgãos de justiça.

Os organizadores pretendem depositar o abaixo assinado jun
to da Presidência da República, da Procuradoria-Geral, do Tribunal Constitucional, da União Europeia e da União Africana.

O padre Pio Wakussanga, um dos subscritores da petição, afirma que o objectivo é defender a independência da justiça e diz que não se pode permitir que o Estado seja “assaltado” por interesses particulares ou de grupo.

Para o sacerdote católico, um ano antes das eleições, nota-se um certo aperto no capítulo das liberdades, dos direitos humanos  e da manipulação do poder a favor de terceiros.

Os organizadores esperam reunir um número mínimo de assinaturas para fazer chegar à presidência da República, PGR, Tribunal Constitucional, União Europeia e União Africana.

Não podemos permitir que o Estado seja assaltado por interesses particulares ou de grupo. O Estado está acima de partidos, de grupo, de interesses, é nesta perspectiva que nos juntamos, como cidadãos para fazermos essa petição”, afirmou.

Há muitos indicadores que nos levam a concluir que as nomeações de pessoas a determinados cargos não são feitas para servir o Estado”, rematou o padre Pio Wakussanga.

Em relação à nomeação da presidente do Tribunal Constitucional, o também activista social lembrou que existem vários indicadores que levam a concluir que a nomeação de pessoas a determinados cargos não são feitas para servir o Estado, mas sim interesses de particulares.

A petição, que os subscritores denominaram “Defesa de um Estado genuinamente Democrático e de Direito em Angola”, visa também  repudiar a suposta instrumentalização dos órgãos de justiça pelo partido no poder, o MPLA.

Nos últimos dias, a UNITA acusou o MPLA de interferir directamente na justiça, com o objectivo de anular o mandato do seu presidente ao alegar que Adalberto da Costa Júnior não renunciou atempadamente à nacionalidade portuguesa antes do congresso que o elegeu, um direito exigido pela Lei dos partidos políticos.ANG/RFI

   
Reino Unidos
/G7 exige aos Talibãs que deixem sair afegãos após 31 de Agosto

 Bissau, 25 Ago 21 (ANG) - Os países do G7 vão exigir "passagem segura" aos talibãs para os afegãos que querem deixar o Afeganistão depois de 31 de Agosto, data em que as tropas norte-americanas deverão deixar o país, disse

 terça-feira o primeiro-ministro britânico.

Após presidir a uma cimeira virtual dos líderes do G7, constituído por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, Boris Johnson disse que o grupo de países dispõe de mecanismos "económicos, diplomáticos e políticos" consideráveis para apoiar esta exigência.

"A primeira condição que estabelecemos como G7 é que devem garantir uma passagem segura para aqueles que queiram partir até 31 de Agosto e depois", disse Boris Johnson, segundo o Diário de Noticias que cita a Lusa.

Também na terça-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu não prolongar o prazo de 31 de Agosto para a retirada final dos soldados norte-americanos do Afeganistão, disse  um funcionário do Governo.

Biden tomou a decisão após consultar a sua equipa de segurança nacional, ponderando os riscos de manter as forças no terreno para além do prazo e optando por concluir a missão na próxima terça-feira, prazo que tinha sido por si definido, ainda antes de os talibãs terem tomado conta de Cabul, em 15 de Agosto.

 Biden pediu à sua equipa de segurança nacional para criar planos de contingência, caso surja uma situação cujo prazo precise de ser ligeiramente prorrogado, disse a mesma fonte governamental.

 Os EUA intensificaram o transporte aéreo para retirada de Cabul, nas últimas 24 horas, mas Biden tinha admitido estender o prazo de saída, levando em conta as contínuas ameaças à segurança por parte de grupos extremistas na capital afegã.

 Os aliados europeus, assim como congressistas, grupos de veteranos e organizações de refugiados dos EUA estão a pedir a Biden que continue as evacuações durante o tempo que for necessário para retirar todos os estrangeiros, aliados afegãos e outros em maior risco.

Contudo, numa conferência de imprensa em Cabul, na terça-feira, o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, disse que o seu movimento não aceitará prorrogações do prazo, prometendo retaliações.

Mais tarde, no mesmo dia, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que os militares precisarão de "pelo menos vários dias" para retirar totalmente os vários milhares de soldados e o seu equipamento de Cabul.

 Aliados dos EUA e outros países também estão a realizar evacuações e terão de encerrar as suas operações e partir antes de as tropas dos EUA concluírem a sua saída.

O Presidente Vladimir Putin assegurou terça-feira que a Rússia não tem intenção de repetir o mesmo erro da União Soviética e intervir militarmente no Afeganistão.

"Evidentemente não temos intenção de nos imiscuirmos nos assuntos internos do Afeganistão, muito menos de arrastar as nossas forças armadas para um conflito de todos contra todos", disse Putin durante o congresso federal do seu partido, o Rússia Unida, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.ANG/Angop


Covid-19/
Mais cinco mortos e 72 novos casos de infecção pelo novo coronavirus

Bissau, 25 Ago 21 (ANG) – A Guiné-Bissau registou mais cinco óbitos por coronavírus, e são agora  108 as vitimas mortais  registadas desde o inicio da pandemia, e 72 novos casos de infecção, informa o boletim diário do Alto Comissariado sobre a situação epidemiológica da Covid-19.

Dados da semana de 16 à 22 de agosto apresentavam um registo de 395 novos casos de Covid-19 no universo de 3,439 amostras examinadas, 13 óbitos e 193 casos recuperados.

Os dados do Boletim diário número 186, divulgado terça-feira, à que a Agência de Noticias da Guiné teve acesso hoje, referem que foram realizados 414 testes e 72 deles deram positivo, elevando assim para um acumulado de 5.590 infectados.

Os dados de actualização do dia 23 de Agosto, do Alto Comissariado indicam que 35 pessoas receberam alta da pandemia, para um acumulado de 4,627 e tendo sido registado mais seis novos casos de internamento, elevando o número dos internados para 36 hospitalização confirmada.

Os mesmos dados apontam que há 849 casos activos e que nesse dia a doença afectou 45 mulheres e 27 homens.

A Guiné-Bissau contabiliza actualmente um total acumulado de 5,590 infecções em  89,650 testes realizados, 4,627 recuperados e 108 pessoas já perderam a vida.ANG/LPG/ÂC//SG