quarta-feira, 19 de abril de 2023


Desporto-futebol
/ UDIB empata  0-0  com a formação dos Balantas de Mansoa mas continua lider  da prova

Bissau, 19 Abr 23 (ANG) – A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), empatou terça-feira  0-0  com a formação dos Balantas de Mansoa, mas mantém a líderança da prova com uma vantagem de cinco pontos em relação ao seu perseguidor, o Sport Bissau e Benfica.

Os restantes encontros da 19ª jornada produziram os seguintes resultados: Sport Bissau e Benfica-2/Sporting Clube da Guiné-Bissau-2, FC Sonaco-2/FC Pelundo-2, FC Canchungo-3/Sporting Clube de Bafatá-0, São Domingos-1/Binar FC-0, AC Bissorã-1/FLM.Pefine-2, Massaf de Cacine-2/Portos de Bissau-0, FC Cuntum-2/CDR.Gabú-2.

Eis a tabela classificativa após a conclusão da  19ª jornada:

1º-UDIB-40 pts

2º-Sport Bissau Benfica-35 pts

3º-FC Canchungo-33 pts

4º-Sporting Clube da Guiné-Bissau-29 pts

5º-FC Cuntum-29 pts

6º-CDR.Gabú-29 pts

7º-FC Pelundo-28 pts

8º-FLAM.Pefine-27 pts

9º-Portos de Bissau-26 pts

10º-FC Sonaco-25 pts

11º-São Domingos-24 pts

12º- Os Balantas de Mansoa-23 pts

13º-Mas.Cacine-20 pts

14º-Binar FC-18 pts

15º-AC Bissorã-13 pts

16º-Sporting Clube de Bafatá-10 pts

Para a 20ª jornada estão previstos os encontros: Sporting Clube da Guiné-Bissau/FC Sonaco, FC Cuntum/São Domingos, CDR.Gabú/Flam.Pefine, FC Canchungo/Sport Bissau Benfica, SC Bafatá/FC Pelundo, Binar FC/UDIB, Atletico Clube de Bissorã/Massaf de Cacine, Portos de Bissau/Os Balanta de Mansoa.ANG/LLA//SG

Justiça/Advogados do PAIGC dizem haver  “manipulação da justiça para impedir a participação do partido nas proximas eleições”

Bissau, 19 Abr 23 (ANG) – O Colectivo dos advogados do PAIGC protesta contra o que diz ser  manipulção da justiça para impedir que o partido participe  nas eleições legislativas  de 04 de Junho em pé de igualdade com outras formações políticas.

O protesto foi tornado público  em  conferência de imprensa, realizada na, terça-feira, em  reação à uma Providência Cautelar e um Incidente de Inconstituicionalidade apresentados pelo partido Resistência da Guiné-Bissau/ Movimento Bâ-Fatá(RGB) ao Supremo Tribunal da Justiça(STJ) para impedir o PAIGC de usar as cores da sua bandeira, semelhantes a da bandeira nacional.

Segundo os advogados do  PAIGC, o juíz à quem foi dado o referido processo indeferiu o pedido da RGB por alegada falta de  pressupostos legais e de legitimidade processual ativa.

 Acrescentaram que, com o indeferimento,  as partes deveriam ser  notificadas, para se por termo  ao processo,mas que tal não aconteceu, por razões que, segundo dizem, “só o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, José Pedro Sambú pode dar explicações”.

“Além demais, o Presidente do Supremo, sem competências para tal, apropriou-se do processo e decidiu reafetá-lo ao outro juíz do mesmo tribunal”, disse Vailton Pereira Barros,um dos advogados.

Para Suleimane Cassamá, outro advogado do PAIGC, o Presidente do Supremo Tribunal da Justiça incorre em atos que possam consubstanciar de ilícitos criminais.

A interferência do Presidente do Supremo Tribunal de  Justiça, diz Cassamá, visa  encontrar outras vias para se atingir o objetivo de  impedir  ao PAIGC de participar nas eleições.

“ Estamos perante uma peseguição política contra ao PAIGC”, disse por sua vez, José Braima Dafé,outro advogado desta formação política, na oposição.

Dafé sustenta evocando a Lei Quadro de Partidos Políticos que reconheceu as formações políticas e nessa altura o PAIGC já tinha existido antes do Estado da Guiné-Bissau e de todos os restantes partidos concorrentes.

“O PAIGC foi fundada em 1956 e o Estado da Guiné-Bissau em 1973,portanto se houver razões profundas para que não houvesse  semelitude de símbolos seria o Estado da Guiné-Bissau a optar-se por outras cores e não o PAIGC”, disse José Braima Dafé.

Acrescentou que o Movimento Bâ-Fatá que  requereu ao STJ para impugnar os símbolos do PAIGC e consequentemente o seu impedimento de participar  nas eleições participou  em todas as eleições realizadas no país.

 “É redículo e não passa de uma provocação. É bom que o povo saiba que a situação em que o país se encontra é de extrema gravidade e que  já se alcançou o limite. Jamais se acetarão submissões deste tamanho,porque o PAIGC tem direito de participar nas eleições”, disse Dafé. ANG/LPG//SG

                                            Sudão/Cessar-Fogo fracassa

Bissau, 19 Abr 23 (ANG) - Os ataques aéreos e explosões atingiram esta quarta-feira, 19 de Abril, a capital do Sudão, provocando o fracasso do cessar-fogo de 24 horas, acordado entre o exército e as forças paramilitares, ao final de quatro dias de confrontos.

Vários bombardeamentos e detonações foram ouvidos esta manhã no centro de Cartum, junto ao Ministério da Defesa e do aeroporto, encerrado desde o início dos confrontos.

Ontem, pressionados pelos Estados Unidos, o exército leal ao General Abdel Fattah el Bourhan e as Forças de Reação Rápida (FSR) tinham concordado  com um cessar-fogo de 24 horas, permitindo que a ajuda humanitária chegasse aos habitantes que continuam presos nos combates.

O cessar-fogo deveria ter iniciado terça-feira, a partir das 18 horas locais, mas os disparos continuaram entre os dois campos que se acusam mutuamente de não terem respeitado a trégua.

O alto comando do exército indicou que vai continuar as operações para garantir a segurança da capital e de outras regiões. A Cruz Vermelha Internacional também garante estar preparada para entrar em acção no terreno e instou as partes a permitirem que a assistência chegue aos civis.

Desde sábado que o Sudão está mergulhado em confrontos entre o exército nacional e as tropas paramilitares das Forças de Apoio Rápido, os combates já provocaram a morte a 200 pessoas.

A luta pelo poder colocou o general Abdel Fattah al-Burhan, comandante das forças armadas, contra o general Mohammed Hamdan Dagalo, chefe das Forças de Apoio Rápido, um grupo paramilitar, numa reviravolta face à organização conjunta de um golpe militar em Outubro de 2021. ANG/RFI

 

Diplomacia/ONU expressa aos EUA “preocupação” com espionagem contra Guterres

Bissau, 18 Abr 23(ANG) – A Organização das Nações Unidas (ONU) expressou oficialmente aos Estados Unidos da América (EUA) “preocupação” com a espionagem de que o secretário-geral, António Guterres, foi alvo, assim como “interferências” do Governo norte-americano, informaram hoje fontes oficiais.


“A ONU expressou oficialmente ao país anfitrião (EUA) a sua preocupação em relação a informações recentes de que as comunicações do secretário-geral e de outros altos funcionários da ONU foram objeto de vigilância e interferência por parte do Governo dos EUA”, disse hoje o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado.

A ONU deixou claro “que tais ações são inconsistentes com as obrigações dos EUA enumeradas na carta da ONU e na Convenção sobre os Privilégios e Imunidades das Nações Unidas”, acrescentou Dujarric.

Em causa está a divulgação de documentos secretos norte-americanos sobre a Ucrânia que indicam que Washington tem monitorizado o secretário-geral da ONU.

ANG/Inforpress/Lusa

 

 Índia/População  ultrapassará a da China em 2,9 milhões em meados de 2023

 Bissau, 19 Abr 23 (ANG) – A população da Índia ultrapassará a da China em 2,9 milhões ainda este ano, tornando-se assim o país mais populoso do mundo com 1.428 milhões de habitantes, segundo um relatório divulgado hoje pela ONU.


Os indicadores demográficos do “Relatório sobre o estado da população mundial 2023” do Fundo da População das Nações Unidas mostram que a Índia terá uma população estimada de 1.428,6 milhões de habitantes, em comparação com os 1.425,7 milhões da China.

O centro World Population Review, que estima em tempo real as projeções de crescimento populacional, indicou hoje a Índia ultrapassou a barreira dos 1.426 milhões, cerca de 400.000 habitantes a mais do que a China.

A organização previu inicialmente que tal acontecesse em meados de abril, apesar de não haver recenseamento populacional na Índia desde 2011, o que dificulta a precisão das projeções.

Os censos populacionais na Índia, realizados a cada 10 anos, foram adiados em 2021 devido à pandemia da covid-19, com nova data prevista para 2024.

Em 2021, a população chinesa aumentou em 480 mil pessoas, o menor número desde 1962, o que coloca o país à beira do crescimento negativo.

A taxa de fertilidade do gigante asiático caiu abaixo do nível de reposição de 2,1 em 1992 e, em 2020, fixou-se em 1,3.

A Comissão Nacional de Saúde da China confirmou no verão passado que a população do país, o mais populoso do mundo, com cerca de 1,4 mil milhões de habitantes, terá um crescimento negativo antes de 2025.

Segundo estimativas da ONU, a Índia continuará com um crescimento populacional positivo nas próximas décadas, atingindo um máximo de 1.700 milhões em 2064.

 ANG/Lusa

 

                         Angola/ Mau tempo faz cinco mortos em Luanda

Bissau, 19 Abr 23 (ANG)- Cinco pessoas, três crianças e dois adultos, perderam a vida na sequência das fortes chuvas que caíram na madrugada de terça-feira, em Luanda, capital angolana

As fortes chuvas que atingiram a capital angolana na madrugada de terça-feira fizeram cinco mortos, três crianças e dois adultos.

A informação foi avançada pela Comissão provincial e Bombeiros que disse ainda que as fortes chuvas provocaram inundações em mais de duas mil casas, deixando pelo menos 1.500 famílias desabrigadas no município de Belas, Cacuaco, Cazenga e Viana.

Segundo a Agência de Notícias Lusa, as autoridades estão a fazer um levantamento dos estragos provocados pelas chuvas. O mau tempo deixou instituições públicas e privadas inundadas, impossibilitando ainda o acesso a várias artérias da capital.

A cidade de Luanda, que tem graves problemas de saneamento básico e de valas de drenagem das águas, é recorretemente afectada pelas intempéries. No início do ano, as chuvas torrenciais provocaram a morte a cinco pessoas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica angolano a chuva fraca vai continuar a nas próximas horas em alguns dos nove municípios da província de Luanda.ANG/RFI

 

Senegal/ONU alerta que a fome está a alastrar na África Ocidental

Bissau, 19 Abr 23(ANG) – A fome está a aumentar e a alastrar na África Ocidental, afetando cerca de 48 milhões de pessoas – maior número dos últimos dez anos -, que enfrentam a insegurança alimentar na região assolada por conflitos, advertiu hoje a ONU.

Impulsionada principalmente pela violência, bem como pelas consequências económicas da pandemia da covid-19 e da inflação, a insegurança alimentar está a ter um forte impacto no Burkina Faso, Mali, Níger, norte da Nigéria e na Mauritânia, alertaram hoje em Dacar, em conferência de imprensa, fontes da ONU.

As mesmas fontes disseram que, pela primeira vez, cerca de 45.000 pessoas na região do Sahel estão à beira da insuficiência alimentar, a um passo de distância da fome.

A grande maioria, 42.000, encontra-se no Burkina Faso, acrescentaram.

“A situação é preocupante”, disse Ann Defraye, uma especialista regional em nutrição do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na África Ocidental e Central.

“No ano passado, assistimos a um grande aumento (31%) do número de crianças admitidas em estabelecimentos de saúde com graves desperdícios em todo o Sahel. Em muitas áreas, está a tornar-se muito mais difícil para as famílias encontrarem alimentos nutritivos para comer, especialmente onde existem comunidades bloqueadas”, acrescentou.

A violência ligada à Al-Qaida e ao grupo extremista Estado Islâmico assola há anos o Burkina Faso e o Mali.

Os fundamentalistas islâmicos bloquearam dezenas de aldeias na região, cortaram o acesso às zonas agrícolas e armadilharam estradas com explosivos, dificultando a livre circulação dos residentes e forçando as agências de ajuda a prestar assistência humanitária somente por via aérea, o que torna as operações muito mais dispendiosas.

À medida que os civis fogem dos ataques e os fundamentalistas islâmicos expandem as suas ações no Burkina Faso, a fome também se espalha através da fronteira para os vizinhos Togo e Benim.

Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas esteja em insegurança alimentar no Benim e no Togo, quase o dobro do número em 2021, de acordo com a ONU.

Pela primeira vez, aqueles dois países pediram ajuda a organizações humanitárias para lidarem com o afluxo de pessoas deslocadas e refugiados.

“Estamos realmente preocupados com os países costeiros. Se não se fizer o suficiente no Burkina (Faso), o risco de um número crescente de pessoas ter de atravessar a fronteira para encontrar refúgio seguro ou oportunidades de subsistência porque não podem utilizar as suas terras ou porque o seu gado foi atacado aumentará”, frisou Alexandre Le Cuziat, um conselheiro sénior de emergência do Programa Alimentar Mundial na África Ocidental e Central.

“Ainda há uma janela de prevenção nos países costeiros, mas está a fechar-se rapidamente. Vimo-la fechar-se rapidamente no Sahel”, disse Le Cuziat, que defendeu que as organizações humanitárias, governos regionais e países doadores precisam de tirar lições da crise de insegurança noutros países e tentar mitigar as consequências nos Estados costeiros.

ANG/Inforpress/Lusa

Espanha/Pelo menos 235 migrantes são resgatados ao largo das Ilhas Canárias

Bissau, 19 Abr 23 (ANG) - O Salvamento Marítimo espanhol resgatou hoje 235 pessoas ao largo das Ilhas Canárias, das quais 121 foram desembarcadas em Gran Tarajal, na ilha de Fuerteventura, e outras 114 foram levadas para Arguineguín, na Grande Canária.

Na madrugada de hoje, a 45 quilómetros a leste de Fuerteventura, o navio Salvamar Mizar resgatou 121 ocupantes de dois barcos insufláveis, todos de origem subsaariana, incluindo 25 mulheres e três raparigas.

Estes migrantes foram desembarcados em Gran Tarajal onde, com exceção das mulheres, passaram a noite nas instalações portuárias, disseram à agência de notícias EFE fontes dos serviços de emergência espanhol.

A este salvamento seguiu-se um outro realizado a sudeste da ilha Grande Canária pelo navio Guardamar Caliope, cuja tripulação resgatou 114 pessoas que também navegavam em duas embarcações insufláveis.

Estes migrantes foram levados para o porto de Arguineguín, na Grande Canária.

ANG/Lusa

 

terça-feira, 18 de abril de 2023


Ensino privado
/IGE deu 30 dias aos  proprietários de escolas privadas para regularizarem o funcionamento dos seus estabelecimentos

Bissau, 18 Abr 23 (ANG) – A Inspecção Geral da Educação(IGE) exorta os proprietários das escolas privadas, em situação irregular, a regularização, no prazo de 30 dias, do funcionamento dos seus estabelecimentos.

Em conferência de imprensa esta terça-feira, o Chefe de Gabinete Jurídico do (IGE), Ivo Injami diz ser  incompreensível ter uma escola privada a fucionar há mais de dois ou três anos sem informar ao Ministério da Educação, frisando que, enquanto gestores da área não vão admitir esse tipo de procedimento.

Injami disse que, há muito tempo, se tem verificado o funcionamento irregular  de muitas escolas privadas em diferentes setores, regiões e tabancas do país.

"Vimos escolas privadas a funcionar sem qualquer documentos e fizemos o nosso trabalho enquanto Inspecção Geral e há medidas de chamada de atenção que foram feitas aos proprietários das escolas privadas, mas,  muitas não  cumpriram com aquilo que é a orientação”, explicou.

Ivo Injami  apela  a todos os proprietários das escolas privadas do país sem documentos exigidos por lei para funcionamento de seus estabelecimento   para se dirigirem ao Ministério da Educação a fim de regularizarem as suas situações.

Avisa que  escolas que não cumprirem o Ministério não procederá a confirmação de Certificados emitidos por essas escolas.

Diz saber  que  muitas escolas que funcionam recorrem à outras escolas para emissão de certificados.

 “São problemas que constatadas no terreno, pelo que chamamos a atenção aos proprietários das escolas através de um circular que têm o prazo de 30 dias para regularizarem as suas situações ”, disse.

Aquele responsável disse que existe um regulamento de funcionamento das escolas privadas na Guiné-Bissau, pelo que todos os proprietários ou donos de escolas devem cumprir esse regulamento.

Referiu que as escolas privadas funcionam em regime de empresas, que são instituições que têm como objectivo a obtenção de lucros, pelo que não  justifica que essas escolas não paguem impostos e outras contribuições tributárias.

ʺSão agente económico e nada  pode fazer com que funcionassem na irregularidade. A  educação é uma atividade licita aceite por lei e se assim for os intervenientes na área devem proceder de forma licita”, sustentou. ANG/MI/ÂC//SG

 

  Registo civil/Unicef doa viatura e dez motorizadas ao Ministério da Justiça

Bissau,18 Abr.23(ANG) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef), doou hoje uma viatura e dez motorizadas ao Ministério da Justiça e Direitos Humanos destinadas ao reforço das intervenções de registo de nascimento nas comunidades longíquas do país.

No ato da entrega dos referidos donativos, a ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Teresa Alexandrina da Silva  agradeceu os apoios do Unicef  frisando que  têm permitido, nos últimos anos, alcançar  resultados satisfatórios em termos de registos de crianças à nascença e dos 0 aos sete anos.

Teresa  da Silva disse que o Unicef tem sido um parceiro privilegiado do Ministério da Justiça nesta matéria. “Esses apoios têm nos permitido colmatar algumas lacunas em localidades onde o Governo não consegue estar presente”, salientou.

Por sua vez, a representante do Unicef no país, Etona Ekole disse que a viatura e as dez motorizadas  juntam-se às 04 viaturas e 18 motorizadas disponibilizadas ao Ministério da Justiça nos últimos quatro anos, para  o reforço das atividades  de registo de nascimento nas comunidades.

Ekole sublinhou que, ao mesmo tempo que o Unicef doa meios de transporte e no quadro da parceria com o Ministério da Justiça e da Saúde, apoia igualmente a expansão dos serviços de registo de nascimento nos hospitais e centros de saúde.

“Atualmente já temos disponíveis os serviços de registo de nascimentos em 11 hospitais e 26 centros de saúde em todo o país”, salientou a representante do Unicef.

Etona Ekole disse que, no ano passado, o Unicef, também com o financiamento da Cooperação Italiana, colaborou com o Ministério da Justiça no registo de cerca de 45 mil crianças, sendo que cerca de 18 mil foram registadas gratuitamente nas estruturas de saúde.

“Este ano, vamos reforçar igualmente a informatização dos serviços de registo, em forte colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolviumento(PNUD)”, disse Etona Ekole. ANG/ÂC//SG

 

Turismo/ ASOPTS-GB afirma que a entrada em funcionamento da Guiné-Bissau Airlines vai  beneficiar o setor

Bissau, 18 Abr 23 (ANG) – O vice-presidente da Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau (Asopts-GB) disse  hoje que a entrada em funcionamento da nova companhia aérea, a Guiné-Bissau Airlines, com realização de voos internos e regulares para as ilhas e algumas regiões do país  irá beneficiar o setor turístico.

Rui de Carvalho proferiu essas declarações em  entrevista exclusiva à ANG ao falar  das  vantagens que o turismo nacional possa ter com a criação, pelo Governo, da nova companhia aérea da Guiné-Bissau.

Salientou que seria muito bom ter voos internos para quando os turistas chegarem ao país e possam ter meios para se  deslocar para as regiões  e conhecer as potencialidades turísticas aí existentes.

 “Isso ajudar-nos-ia muito a cumprir  a nossa aposta de fixar as populações nas suas localidades, apostando no desenvolvimento turístico local, tal como acontece, por exemplo, nas ilhas onde muita coisa já foi feita para o avanço do turismo no país”, explicou.

Segundo Carvalho, a criação de  riquezas nas regiões através das diferentes atividades que o turismo desenvolve, evitaria o êxodo rural  para a cidade de Bissau, que já está a “explodir” de tanta gente que vêm a procura de melhores condições de subsistência .

Rui de Carvalho sustenta que se  deve apostar na permanência  das pessoas nas suas respetivas regiões,  e que o turismo  é um dos setores que poderão  contribuir para que isso aconteça.

Carvalho realçou a transversalidade do turismo que engloba áreas como ,a banca, telecomunicações, transportes, entre outras,criando riquezas.

Para o vice-presidente da (Asopts-GB),  o maior problema do turismo nacional tem a ver com preços dos bilhetes de avião, que diz serem desencorajadores para os turistas que  querem visitar  o país.

Por está razão, Rui de Carvalho recomenda  a redução  das tarifas de passagem, visando a atração de mais turistas para a Guiné-Bissau.

O Governo anunciou para breve o início das atividade de uma nova companhia aérea da Guiné-Bissau, denominada Guiné-Bissau Air Line.

O acordo para o efeito foi assinado na semana passada , em Bissau entre o ministros dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva e o representante de uma empresa de Canadá Jitaa Aeronautics Inc, Gausu Sauane.ANG/MSC/ÂC//SG

Greve de Educação/Secretário-geral do Ministério pede ponderação do sindicato enquanto se procuram soluções para as reivindicações  

Bissau 18 Abr 23 (ANG) - O Secretário-geral do Ministério de Educação Nacional pediu, segunda-feira, a ponderação  do Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF) enquanto se  procuram   soluções para as reivindicações apresentadas.

Bernardo Pinto fez o referido pedido em jeito de reação à greve em curso de 05 dias (de 17 à 21 do corrente mês) convocada pelo SINAPROF para exigir do governo o cumprimento de 85% de pontos constante no caderno reivindicativo ligado às dívidas com os professores e 100% com questões administrativas.

Já temos quase metade do ano letivo concluído. É claro que temos a vontade de solucionar as dívidas com os professores. Mas estamos a evidenciar os nossos esforços no sentido de solucionar os pontos em reivindicação”, disse Bernardo Pinto.

O Diretor-geral dos Recursos Humanos, do Ministério da Educação, Moisés da Silva revelou que, de momento, o ministério   não está em condições de cumprir com as exigências do sindicato, uma vez que pediram a resolução de 85 por cento das dívidas e 100 por cento das questões administrativas como condições para levantamento de greve.

“Lançamos um apelo aos diretores das escolas e responsáveis regionais no sentido de registar todas as informações ligadas à greve para que no futuro possamos medir o seu impacto”, apelou Moisés da Silva.

Moisés admitiu que  estarão em condições de, paulatinamente, solucionar os problemas levantados e diz para o efeito precisam de confirmar dados reais sobre funcionários do Ministério de Educação antes do final de Maio próximo, com a finalidade de facilitar o processo no próximo ano letivo.”Isso permitirá também ter a ideia sobre a real situação das dívidas dos professores”, disse.

No caderno reivindicativo que o Sindicato Nacional dos Professores (SINDEPROF) entregou ao Governo recentemente consta 19 pontos, dentre os quais, o pagamento das dívidas e melhoria das condições de trabalho aos professores, sobretudo no que tem a ver com a higiene, segurança no ambiente escolar, produção de materiais didáticos para os professores e alunos.

O sindicato exige igualmente o pagamento de dois meses de dívidas salariais referentes à grelha salarial diferenciada (carga horária) aos professores beneficiários, cujo valor disponibilizado e confirmado pelo governo através do Primeiro-ministro é de 500.000.000 de francos CFA.

Revindica ainda o pagamento progressivo dos restantes meses referentes à carga horária que diz ter sido “subtraída ilegalmente” pelo ex-Primeiro-ministro, Aristides Gomes, em 2019 até Março de 2023, a aplicação, na íntegra, do Estatuto da Carreira Docente sem descriminação na atribuição dos subsídios de giz e de isolamento e contagem do ano de serviço que se aplica no pagamento de diuturnidade.

O SINAPROF exige também o pagamento de retroativos aos professores reclassificados que saíram de diferentes anos e escolas de formação de professores, a conclusão do pagamento aos professores contratados e novos ingressos do ano letivo 2018/2019; 2019/2020; 2020/2021 e 2021/2022 nos diferentes bancos, e conclusão de efetivação dos professores de novos ingressos do ano letivo 2019/2020 e 2020/2021, entre outras.  ANG/AALS/ÂC//SG

Desporto-Futebol/Sport Bissau e Benfica empata em casa 2-2 com o seu eterno ríval Sporting Clube da Guiné-Bissau

Bissau, 18 Abr 23 (ANG) – O Sport Bissau e Benfica (SBB), não foi além de um empate em casa, de 2-2, no Domingo, com o seu eterno ríval, o Sporting Clube da Guiné-Bissau (SCGB), numa partida a contar para a 19ª jornada da prova da Guiness-Liga.

O Sport Bissau e Benfica comandou o jogo nos primeiros 45 minutos, e também, foi o primeiro a bisar por intermédio de Afonso Nsumbo Jaquité vulgo (Jú), aos 20 e 41 minutos do primeiro tempo do jogo.

Ao perder por duas bolas a zero, o Sporting Clube da Guiné-Bissau passados mais de 40 minutos de jogo não apresetava  argumentos para transpor a barra defensiva dos encarnados, e foi assim que terminou a primeira parte, perdendo no reduto dos benfiguistas.

Já no segundo tempo do jogo, o técnico leonino fez uma pequena mexida no onze inicial, e foi a partir dai que tudo mudou.Passou a  dominar a segunda parte, criou várias situações de perigo na baliza do adversário, e, aos minutos 54 do encontro reduziu a vantagem por 2-1, com o golo apontado pelo atacante Mocotó.

Com este golo, a turma sportinguista aumentou a pressão sobre o Benfica, e aos 59 minutos, o mesmo Mocotó reapareceu na área para estabelecer a igualdade.

Com este resultado, o Sport Bissau e Benfica, continua na segunda posição com 35 pontos na tabela classificativa, e o Sporting Clube da Guiné-Bissau alcança 29 pontos e está na quarta posição .

Eis alguns dos resultados das partidas desta jornada já realizadas: Cuntum-2/CDR Gabú-2, Massaf de Cacine-2/Portos de Bissau-0, Sonaco-2/Pelundo-2

Os restantes jogos da 19ª jornada, ainda por disputar são: FC de Canchungo/Sporting Clube de Bafatá, São Domingos/Binar FC, AC Bissorã/FLAM.Pefine, e  UDIB/Os Balantas de Mansoa. ANG/LLA//SG

    Sudão/Exército  diz ter retomado controlo de sede da televisão e rádio

Bissau, 18 Abr 23 (ANG) - O exército sudanês anunciou segunda-feira a recuperação e o controlo da sede da rádio e televisão públicas, após o sinal televisivo ter sido cortado no domingo à tarde pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês).

“As Forças Armadas conseguiram recuperar hoje a transmissão da televisão nacional, após constantes tentativas das milícias de destruir as infra-estruturas", anunciou em comunicado o exército.

Segundo o comunicado, as RSF tencionavam utilizar o sinal público para "emitir um comunicado", mas os funcionários do edifício cortaram todas as transmissões para o impedir, de acordo com a imprensa local.

A meio da tarde de hoje (mais uma hora do que Luanda), a Sudan Public Broadcasting Corporation retomou as transmissões, relatando os confrontos que estão a ter lugar pelo terceiro dia consecutivo no Sudão.

Os intensos confrontos que começaram na manhã de sábado ocorrem dias depois do Exército ter advertido que o país atravessa uma "conjuntura perigosa" que poderia levar a um conflito armado, na sequência do destacamento de unidades das RSF na capital sudanesa e noutras cidades, sem o consentimento ou a coordenação das Forças Armadas.

Pelo menos 97 civis foram mortos e 942 ficaram feridos desde o início dos combates entre o exército sudanês e grupos paramilitares, avançou hoje o sindicato oficial de médicos.

Além da sede da Sudan Public Broadcasting Corporation, outros dos mais importantes pontos onde se registaram combates desde a manhã de sábado são o Palácio Presidencial e o aeroporto internacional de Cartum, todos agora nas mãos das forças armadas. ANG/Angop

 

             Burquina Faso/Dois ataques  matam soldados e civis

Bissau, 18 Abr 23 (ANG) - Dez soldados e 32 auxiliares civis do Exército do Burkina Faso foram mortos no sábado e domingo em dois ataques no norte do país, que declarou uma mobilização geral contra a violência de grupos fundamentalistas islâmicos.

No sábado, um destacamento militar e de Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP, auxiliares civis do exército) foi alvo de um ataque por homens armados não identificados" por volta das 16h00 (18h00 em Luanda), perto de Aorema, a cerca de 15 quilómetros de Ouahigouya, capital da região do Norte, de acordo com um comunicado das autoridades, divulgado no domingo.

O exército afirmou que o número de mortos é de 40 combatentes, oito soldados e 32 VDP, e acrescentou que "pelo menos 50 terroristas" foram "neutralizados" em resposta, em particular por via aérea.

Na manhã de domingo, outro ataque visou o destacamento militar de Kongoussi, na província de Bam, na região Centro-Norte, indicou a mesma fonte, informando que dois militares foram mortos e cerca de 20 terroristas neutralizados.

As autoridades afirmaram no comunicado que 33 feridos do primeiro ataque encontravam-se "em condição estável" e "a serem tratados no hospital universitário regional de Ouahigouya".

O exército escreveu que "dois feridos" do segundo ataque também foram "retirados para tratamento".

De acordo com uma fonte de segurança contactada pela agência de notícias France-Presse, o destacamento que foi alvo do ataque de sábado garantia "a segurança do aeródromo de Ouahigouya, que foi visado".

"Os combates violentos tiveram lugar sábado à noite" durante "quase duas horas", disse um residente da cidade.

O homem disse também que "vários ataques aéreos atingiram posições de suspeitos" de ligação a grupos fundamentalistas islâmicos, na sexta-feira. ANG/Angop

 

 Diplomacia/China insta G7 a defender inequivocamente o princípio de Uma Só China

 Bissau, 18 Abr 23(ANG) – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, reiterou na segunda-feira que a questão de Taiwan é um assunto interno da China, instando os países do G7 a respeitar inequivocamente o princípio de uma só China.

O Grupo dos Sete (G7) é o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, embora a União Europeia também esteja representada.

Wang Wenbin fez as declarações em uma entre
vista colectiva diária, em resposta a uma pergunta sobre o assunto.

A mesma doente enfatizou que existe apenas uma China no mundo, que Taiwan é uma parte inalienável do território chinês e que o governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China. “Este é o significado fundamental do princípio de Uma Só China e a chave para a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, acrescentou.

“Os países relevantes devem reconhecer que a questão de Taiwan é um assunto interno da China que não sofre nenhuma interferência externa”, disse Wang.

Segundo aquele porta-voz, apesar de o continente chinês e Taiwan ainda não terem se reunificado, eles pertencem a uma e a mesma China. Ajuntou que Taiwan faz parte do território chinês e que a soberania e a integridade territorial da China nunca foram fragmentadas. Este é o status quo real no Estreito de Taiwan, disse.

Observando que o retorno de Taiwan à pátria é um componente importante da ordem internacional do pós-guerra, Wang considerou que defender o princípio de Uma China é defender a ordem internacional do pós-guerra.

“Como os factos provaram repetidamente, as actividades separatistas realizadas a todo custo em Taiwan pelos elementos que buscam a ‘independência de Taiwan’ com o apoio e a conivência de actores estrangeiros – é isso que muda o status quo no Estreito de Taiwan e é a raiz causa das tensões através do Estreito”, disse o porta-voz.

Wang reiterou que, para manter uma situação estável no Estreito e manter a paz e a tranquilidade na região, é necessário defender inequivocamente o princípio de Uma Só China e se opor às actividades separatistas que buscam a paz, ‘Independência de Taiwan’.

“Aqueles que dizem que sua política de Uma Só China não mudou, mas são coniventes com os separatistas da ‘independência de Taiwan’, apoiam-nos aberta e dissimuladamente e até mesmo enquadram a oposição a tal separatismo como ‘mudar o status quo’ – eles não estão aderindo, mas se afastando da política de Uma Só China e não defendendo, mas colocando em perigo a paz e a estabilidade entre os dois lados do Estreito. Seus movimentos são irresponsáveis”, acrescentou Wang. ANG/Inforpress/Xinhua

 

      Portugal/Cimeira da CPLP realiza-se em 08 de Agosto – oficial

 Bissau, 18 Abr 23(ANG) – A próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se em 08 de Agosto, de acordo com um documento oficial a que Lusa teve acesso.

A data, que até agora era apenas indicativa, foi confirmada pelo Governo de São Tomé e Príncipe, país que assumirá então a presidência da organização, ao secretariado-executivo da CPLP.

Numa nota verbal, datada de 13 de Abril, enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe ao secretariado-executivo da CPLP, “o país informa que já está fixada a data para a realização da próxima cimeira e que será em 08 de Agosto”.

O tema da cimeira será “Juventude e Sustentabilidade”, segundo disse o secretário-executivo da organização, Zacarias da Costa, em declarações à Lusa em março.

Na próxima cimeira, São Tomé e Príncipe assumirá a presidência rotativa da comunidade lusófona por dois anos. Atualmente a presidência é exercida por Angola.

A CPLP é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

ANG/Inforpress/Lusa

 

Sociedade/Projeto “Ntene Terra” lança Polos de Apoio Técnico de Acesso à Terra para mulheres

Bissau, 18 Abr 23 (ANG) - O Projeto “Ntene Terra” lança amanhã Polos de Apoio Técnico de Acesso à Terra para mulheres, denominado PARTEMULHER.

Imagem Ilustrativo
A informação consta numa nota à imprensa à que a ANG teve acesso hoje, na qual se refere que PARTEMULHER é uma estrutura informal, apartidária e sem fins lucrativos, de promoção de diálogo comunitário sobre o acesso e gestão inclusiva da terra.

O projeto, de acordo com a mesma nota, visa fortalecer as ações das mulheres  com objetivo de permitir melhor sistematização de estrutura direta de apoio as mulheres com dificuldades em aceder à terra, e sustenta que a iniciativa vai igualmente assegurar a resolução de conflitos de forma duradoura através do diálogo comunitário.

O projeto “Ntene Terra” é implementado pelo Fundo das Nações Unida
s para Alimentação (FAO) com  apoio da União Europeia e prevê  a divulgação da lei da terra, do direitos das mulheres, a facilitação e a articulação com as instituições do Estado, os líderes tradicionais e as organizações da sociedade civil, sobretudo estruturas representativas das mulheres.

A Nota refere que toda esta iniciativa resulta de uma série de ateliês de sensibilização levados a cabo em todo o território nacional, na sequência dos  quais foram criados os Polos de Apoio Técnico de Acesso à Terra para as mulheres. ANG/DMG//SG