quarta-feira, 27 de abril de 2011

Operação Páscoa 2011

PASCOA 2011 SEM ÓBITO
Bissau, ANG – As comemorações da festa da Pascoa deste ano não resultaram em nenhuma perda de vida, contrariamente ao que se verifica em anos anteriores.
Pelo menos foi isso que a ANG constatou junto do Serviço de Banco de Socorro do Hospital Nacional “Simão Mendes”, que, apenas, registou 47 casos de ferimento, dos quais 27 ligados a acidente de viação e os restantes causados por agressões físicas.
Segundo o Director deste que é o maior estabelecimento hospitalar do país, três dos casos de ferimentos são de “traumatismo grave”.
De acordo com Agostinho Semedo, não obstante as agressões diminuírem em dois caso a menos em relação a 2010, os acidentes de viação com ferimentos aumentaram em 7 casos comparativamente ao período homólogo de ano passado.
Por isso, o Director do “Simão Mendes” apelou a população a uma maior contenção nas velocidades e um comportamento responsável em relação as bebidas alcoólicas durante os festejos do 1º de Maio que se avizinha.
Anunciou que para a quadra comemorativa do dia dos trabalhadores a sua instituição pretende implementar um plano chamado “reforço de brigadas de atendimento” naquele estabelecimento sanitário.
“Exortamos as pessoas que evitem de conduzir ou embarcar nas viaturas quando estiverem embriagados e que contenham as velocidades nas estradas, sobretudo durante as comemorações de 1º de Maio,” concluiu.


POP satisfeito com “Operação Páscoa Segura” e prepara o 1º de Maio
O Comissário-geral Adjunto da Polícia de Ordem Pública manifestou-se satisfeito pelo facto dos festejos da Páscoa terem decorrido sem incidentes de monta.
Entretanto, dois acidentes de viação ocorreram neste período e que resultaram na morte de duas pessoa. No entanto, Armando Nhaga descartou qualquer ligação destes sinistros, que ocorreram nas localidades de Amedalai e Bambadinca, zonas de Bafatá.
Este responsável que falava em exclusivo a ANG disse que no próprio dia da Páscoa, não se registou qualquer caso de acidentes ao nível de todas as regiões do país, tudo porque foram reforçados com contingentes policiais os lugares de maior afluência da população, tais como a praia de Suru, na região de Biombo, Varela, na região de Cacheu e nas ilhas dos Bijagós.
Armando Nhaga falou de um caso que envolveu uma briga um grupo de pessoas que por motivo dos 200.000 xof, espancaram violentamente uma pessoa, causando-lhe ferimentos graves. Os implicados foram já ouvidos pela Polícia Judiciária. “Este caso não tem nada a ver com festejos de Páscoa”, esclareceu
O Comissário assegurou que a sua instituição vai adoptar a mesma estratégia para os festejos do 1º de Maio, envolvendo, desta feita, o corpo da Guarda-fronteira, para prevenir casos agressões, ou acidentes de viação que possam resultar em danos materiais ou perdas de vida humana.  
Armando Nhaga anunciou o enviou de um contingente de 50 homens para apoiar o Comissariado de Bolama, local que vai ser palco central das comemorações do dia dos trabalhadores a nível das Ilhas.

ANG/QC/AI

Sem comentários:

Enviar um comentário