segunda-feira, 18 de abril de 2011

UE/UNICEF

EU e UNICEF dão 3.1 milhões de Euros para melhorar acesso a água e saneamento em Quinará e Tombali
Bissau, ANGO acordo para a implementação de um projecto de assistências aos populares das regiões de Quinará e Tombali nos domínios de acesso a água potável e promoção de práticas correctas de saneamento e higiene em áreas rurais do país foi assinado hoje entre o Governo da Guiné-Bissau, a União Europeia (UE) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Orçado em mais de 3.1 milhões de Euros, o projecto é financiado pela EU e a UNICEF e espera-se que com ele 37.500 pessoas possam ter acesso a água potável enquanto que 3 mil outras acedam ao saneamento básico.
Outrossim, se espera com a implementação que pelo menos 7.400 crianças possam ter direito a infra-estruturas adequadas a água e saneamento. No total, são 60 mil pessoas dentre estas, as populações mais desfavorecidas das duas regiões que irão beneficiarem de abastecimento de água, saneamento e promoção de higiene.
Entre outras actividades, o projecto prevê a formação de pessoal do Governo, das ONGs, do sector privado, da comunidade beneficiária, assim como a construção de 90 poços e reabilitação de outros 60.
Ainda no âmbito deste projecto, cujo tempo de aplicação é de 3 anos, perspectiva-se a construção de 5 mil latrinas e mais infra-estruturas de água e saneamento em 40 escolas da região de Quinará.
Ao usar de palavras na cerimónia o Ministro dos Recursos Naturais disse que o acordo vai permitir ajudar as áreas ou zonas do país com maiores dificuldades em termos de serviço de abastecimento da água e saneamento.
Por este facto mesmo, acrescentaria ainda Higino Cardoso, existe uma grande prevalência e propagação de doenças de origem hídrica, com consequência directas à saúde das pessoas mais vulneráveis como as crianças, mulheres e idosos.  
Higino Cardoso elogiou o trabalho que chamou de “sério”, que grupo do seu pelouro está a levar a cabo com parceiros para minimizar o sofrimento da população, com destaque para a preparação da participação do país na reunião da AFRICASAN 3 que terá lugar em Kigali, Ruanda em Julho próximo, palco aonde serão debatidos grandes questões ligadas a sector de água e saneamento.
O Ministro alertou que apesar dos esforços, os desafios permanecem enormes e aliciantes, nomeadamente a necessidade da actualização do Esquema Director em curso e na fase de finalização com elementos estruturantes do sector.
Tais elementos se tratam da elaboração da política nacional da água e de higiene e saneamento, a revisão do Código de água e seus decretos de aplicação, assim como a necessidade da sua harmonização com os documentos da sub-região e a implementação de vários projectos nas áreas rurais, semi-urbanas e urbanas.
Todos esses projectos, segundo o Ministro, irão enquadrar-se no programa de melhoramento do acesso a água potável e saneamento sem descurar do importante componente “gestão e preservação do meio hídrico e ambiental”.
O Ministro realçou o envolvimento da ONG “DIVUTEC” na gestão e enquadramento das comunidades beneficiárias, através de uma abordagem participativa, permitindo-os sentirem como donos do projecto, com vista a garantir sua durabilidade.
Por sua vez, o representante da União Europeia disse que a luta pela redução da pobreza constitui um dos pilares fundamentais da política da instituição que representa.
Joaquim Gonzalez-Ducay explicou que a decisão da UE financiar 75 porcento dos projectos apresentados pelo UNICEF, no âmbito da chamada “ Facilidade pela água” justifica assim a determinação neste sentido.
Informou que a UE vai reforçar ainda mais suas intervenções neste domínio, com finalidade bem definida de permitir que mais pessoas possam ter acesso a água potável e ao saneamento básico.
Para o representante do UNICEF durante os tês anos da execução deste projecto, espera-se ver melhorias significativas na vida das populações beneficiárias das regiões de Quinará e Tombali.
Geoff Wiffin disse tratar-se de uma parceria chave que se enquadra na estratégia da redução da mortalidade infantil, orientada para o apoio e capacitação das instituições e autoridades aos níveis nacional, regional e local e ainda das ONGs e sector privado para que possam providenciar serviços de qualidade para as crianças mais desfavorecidas.
O Representante do UNICEF sublinhou que aumento do acesso a água potável, saneamento básico e higiene, visam contribuir para a redução da mortalidade infantil, melhorar a saúde materna e dar acesso e retenção das crianças nas escolas, particularmente para as meninas, contribuindo assim para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
FIM/ANG/Intombé/JAM 
  






 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário