quarta-feira, 13 de abril de 2011

ONG,s

Inaugurada nova sede da ALTERNAG

Bissau, ANG - A ONG Associação de Estudos e Alternativas” (ALTERNAG), recebeu formalmente dia 12 a sua nova sede, cuja construção foi financiada pela organização espanhola Assembleia de Cooperação para a Paz (ACPP), através de um fundo do governo da Espanha.

A cerimónia de assinatura do termo da entrega, foi antecedida pela visita as instalações deste imóvel de dois pisos que, para alem de albergar os escritórios da ALTERNAG, também aloja o “Sida/Alternag”, serviços sanitários que se encarregam de prevenção, despistagem e assistência aos portadores do HIV.

Na ocasião, a coordenadora dos escritórios da ONG da Espanha Assembleia de Cooperação Para a Paz (ACPP) na Guiné-Bissau disse que o acto se reveste de grande importância, na medida em que se trata da conclusão duma ideia que começou em 2008.

“A colaboração entre ACPP e ALTERNAG datam de 2006, data da entrada no país da organização espanhola”, frisou Alicia Fernandez, que acrescentou que as suas acções conjuntas nos sectores da educação e saúde se incidem mais nas regiões do sul, nomeadamente Quinará e Tombali.

O projecto da construção da nova sede da ALTERNAG marcou o início de projectos conjuntos entre as duas organizações a nível da cidade de Bissau, notou a responsável da ACPP que acredita que desta maneira estão a contribuir na melhoria de condições e de trabalho e reforçar as capacidades da ALTERNAG.

A concluir a sua breve intervenção esclareceu que este projecto foi apoiado pela sua organização através de um financiamento do governo regional da Junta da Galicia, em Espanha.

Por sua vez, o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da ALTERNAG ao usar de palavra lembrou que a sua organização completa, neste 2011, 20 anos da sua existência, pelo que se esta a planear uma acção para assinalar o efeméride.

Adelino Handem sublinhou que o novo espaço “dá-nos muita vontade” de vir trabalhar para a ALTERNAG e agradeceu particularmente o governo da Espanha, a Junta da Galicia pelo financiamento e a ACPP por ter identificado esta ONG guineense como beneficiário deste projecto.

“Estamos profundamente agradecidos e pensamos que este projecto é uma forma de capacitar a ALTERNAG como ONG e, ao mesmo tempo, o Centro de Sida que vem logo a seguir a nossa organização”, vincou Adelino Handem que lembrou que a sua ONG se interessa pelo problema do SIDA, justamente porque as pessoas devem ter saúde para ajudar no desenvolvimento do país.

Com efeito, o presidente da Mesa da Assembleia-Geral da ALTERNAG não descurou de agradecer ao Secretario Executivo de Luta Contra o Sida na Guiné-Bissau, que esteve representado no acto por Fátima Silá, e referiu que esta instituição é um dos sustentáculo de apoio as acções do Centro do SIDA da ALTERNAG.

“Aconselho a todos que saibam manter isso devidamente, para que possa ter muita longevidade e esteja sempre limpo”, aconselhou Adelino Handem referindo-se a nova sede que beneficia ainda de alimentação de energia eléctrica através de painéis solares, os quais também ajudam na sucção da agua canalizada que vai abastecer o imóvel.

Estiveram presentes no acto os trabalhadores da ALTERNAG e do Centro do Sida, para além de responsaveis da empresa construtura do edificio.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário