segunda-feira, 18 de abril de 2011

Religião

Diocese Bafatá quer presença religiosa em Cafala e Cacine

Bissau, ANG – O regional dos Padres Oblatos do Imaculado Coração de Maria para Senegal e Guiné-Bissau visitou, nos últimos dias, a localidade de Cacine, na região de Tombali, extremo sul da Guiné-Bissau.

Na companhia do Bispo de Bafatá, Dom Pedro Zilli, o padre José Jordano registou o desejo ardente manifestado pela comunidade sobre a necessidade da presença de missionários naquela localidade. Tal petição veio até da parte da comunidade Islâmica presente em Cacine.

A visita que, na expectativa da comunidade local, teria produzido efeito positivo foi apontada como muito significante de tal forma que a Diocese de Bafatá já manifestou vontade de ver presença religiosa na comunidade Cacine e ainda na de Cafala, na mesma zona.

Apesar das dificuldades de acesso à Cafala, duas Irmãs Missionárias da Imaculada, Maria Raudino e Fabiana dos Santos ensaiam presença nesta localidade, contando para isso com assistência dos padres de Catió, capital daquela região.

Segundo Ir Maria Raudino, a comunidade de Cafala contou, até 2002, com presença de Leigos Missionários, que trabalharam nalguns projectos de promoção humana.

Porém, prosseguiu na sua explicação, a referida comunidade possui, até ao momento, apenas um baptizado e um pequeno grupo de catecúmenos.

“Este é um desafio para evangelização”, estimou suspirando a religiosa que é de nacionalidade italiana e vive há 24 anos na Guiné-Bissau.

Pelos lugares onde passou, a Ir Maria Raudino desenvolveu, com anciãos locais, a pratica do aproveitamento das plantas para medicina natural.

Para esta serva de Deus relançar a evangelização, neste contexto, vai ser necessário, na catequese da fé, elevar os indicadores na área da saúde e da educação nestas áreas.

Por isso, “com uma escola de auto-gestão vamos desenvolver um trabalho na área da saúde”.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário