segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pescas

BISSAU E MOSCOVO RETOMAM COOPERAÇÃO NO SECTOR PESQUEIRO
Bissau, ANG - um acordo de base que autoriza os armadores russos a pescarem nas aguas territoriais guineense nos próximos tempos foi rubricado no fim de semana entre o governo e o Vice-Ministro das Pescas da Federação Russa que esteve de visita de três dias ao país.
Após assinatura, Vassili Socolov realçou a importância do acto e acrescentou que constitui a abertura duma nova página nas relações entre os dois países e vem dar continuidade as ligações que existiam desde os primórdios da luta de independência da Guiné-Bissau.
O governante russo assegurou que o entendimento a que as duas partes se chegaram, será materializado proximamente através de um “protocolo de acordo” que vai impulsionar Bissau e Moscovo a desenvolverem mais relações noutros domínios.
Por seu turno, o Secretário de Estado das Pescas afirmou que o mesmo constitui a esperança do governo e povo guineenses. Por isso, pediu aos técnicos das duas partes a acelerarem os passos visando a assinatura do “protocolo de acordo” que regulamentará as condições de pesca dos navios russos no mar da Guiné-Bissau.
Mário Dias Sami que realçou o apoio russo, então União Soviética, na luta pela independência da Guiné, afirmou que o mesmo documento foi assinado num momento importante na vida do sector pesqueiro, dada a promulgação recente, por parte do Presidente da República, das suas principais leis.
O Secretário de Estado referia-se assim a Lei Geral das Pescas, Regulamento da Pesca Artesanal e o Regulamento de Controlo da Qualidade, sendo que este último é como que um certificado internacional que vai permitir ao país exportar o se pescado.
Testemunharam a cerimónia os técnicos seniores da Secretaria de Estado das Pescas, o Conselheiro Económico do Presidente da República, Demba Dahaba, o Embaixador do país na Rússia, Seco Intchassó, assim como o diplomata deste pais na Guiné-Bissau e cerca de quinze elementos da delegação visitante, na sua maioria, armadores.
Durante a estada no país, a delegação manteve encontros de cortesia com os titulares dos órgãos de soberania guineense, com destaque para o Presidente da República e visitou igualmente, infra-estruturas das pescas em Bissau e nas ilhas de Bolama e Bubaque.
ANG/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário