terça-feira, 19 de abril de 2011

Exploração Mineira

Empresas espanholas interessadas na exploração mineira na GB

Bissau, ANG – Duas empresas espanholas de prospecção e exploração de mineiros e petróleo manifestaram interesse em efectuar sondagens para determinar a existência e quantidade destes recursos naturais que a Guiné-Bissau dispõe, para posterior exploração.

A intenção foi publicada hoje pelo responsável sénior da empresa “Star Petroleum”, quando falava a imprensa a saída de uma audiência com o Primeiro-ministro, a frente duma delegação por si encabeçada.

 De acordo com Farshad Zandi a outra empresa, a “East Priman”, teria oferecido a tecnologia de prospecção através de satélite conhecida por Geosat para investigar e determinar tudo o que o país possui em termos de recursos minerais.

Enquanto isso, a “Star Petroleum” vai pesquisar para determinar a qualidade e quantidade e localização de recursos energéticos que o subsolo guineense dispõe, nomeadamente a gás natural.

Afirmou terem ficado encantados com as perspectivas encontradas no país e manifestou a possibilidade de, num futuro próximo, as duas empresas poderem vir a explorar mineiros como o ouro, diamante, fosfato e petróleo entre outros, que eventualmente vierem a ser descobertos.

“Nos próximos três meses esperamos dar arranque a uma grande colaboração com a Guiné-Bissau. Falarei outra vez com o governo e esperamos que nos vindouros 15 dias possamos estar em condições de dar-vos as primeiras impressões sobre o que definimos com o executivo”, concluiu

A Star Petroleum e a East Primani”, são das grandes empresas de prospecção e exploração de todos as riquezas mineiras no mundo e que neste momento está a operar a nível do continente, nomeadamente em países como o Sudão, a Etiópia e o Congo.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário