Agricultura/Coordenadora do Sistema da ONU na Guiné-Bissau defende instalação de unidades de processamento de frutas e legumes em todas regiões
Bissau, 09 dez 24 (ANG) – A Coordenadora do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau defendeu a necessidade de instalação de unidades de processamento de frutas e de legumes em todas as regiões do país, a semelhança da região de Cacheu, que já dispõe de uma infraestrutura para o efeito.
Segundo um documento do Projeto de Melhoria da Competitividade da Cadeia de Valor da Manga na Guiné-Bissau, (WACOMP-GB ), entregue hoje a redação ANG, o desejo foi tornado público por Genevieve Boutin no final de uma visita efetuada recentemente por uma equipa das Nações Unidas a referida unidade instalada e equipada pelo projeto WACOMP-GB, no Parque Agroindustrial de Cacheu, gerida pela Sociedade Comercial e Agro industrial (SCAI).
Referiu que, a unidade representa um grande avanço para a região ao apoiar a economia local, promover práticas sustentáveis e aumentar a competitividade dos produtos locais.
Informou que, o referido projeto, foi implementados pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e financiados pela União Europeia na Guiné-Bissau, num montante não revelado, através do WACOMP-GB.
Genevieve Boutin ressaltou o impacto da Unidade por estar em conformidade com as normas de qualidade internacionalmente exigidas no fabrico e manuseamento de alimentos.
A Coordenadora Residente da ONU realçou ainda o seu modelo de negócio único, que congrega parcerias internacionais, público-privadas e cooperativas, com grande capacidade técnica, em termos de conhecimento, espaço e equipamento, para suporte a contínuas instalações de novas unidades de fabrico e de cultivo biológico agregacionais, que precisa ser replicado para o resto do país.
Esta visita possibilitou a Coordenadora Residente e os representantes das agências da ONU de inteirar-se das necessidades e desafios da região, de observar o progresso de projetos implementados ao longo de anos pelas diferentes agências, como a Câmara de Produção de Gelo e a Unidade de Processamento de Frutas e Legumes, fortalecer laços com as autoridades locais e incentivar o papel das mulheres na economia de Cacheu.ANG/LPG/ÂC
Sem comentários:
Enviar um comentário