quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Emigração/”As dificuldades dos guineenses na Líbia aumentam cada vez mais”, revela porta-voz dos repatriados

Bissau, 11 Dez 24 (ANG) - O porta-voz dos repatriados e Secretário da Associação dos Emigrantes guineenses na Líbia revelou na terça-feira que as dificuldades dos mesmos aumentam cada vez mais naquele país do Magreb.

Amadu Baldé  falava no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, na qualidade de porta-voz de um grupo de 50 repatriados da Líbia que chegaram o país no dia 10 do mês em curso.

Aquele responsável contou que não tinha a intenção de estar na Guiné-Bissau neste preciso momento mas que  acabou por vir devido a falta de documentos necessários.

“As dificuldades dos emigrantes guineenses na Líbia aumentam cada vez mais, sabemos que movimentar sem documentos é complicado. Por isso, o Estado deve prestar mais atenção ao seu povo que vive naquele país”, disse Baldé.

Sublinhou que o desejo de  regresso dos emigrantes é cada vez maior  pelo que sugere que o Estado  crie  condições para o regresso e reintegração dos emigrantes.

“Não vale a pena morrer fora do país a procura de melhores condições de vida se a  nossa terra tem condições naturais para albergar o seu povo. É necessário que o Governo  crie mais projetos que possam  beneficiar os jovens em prol do desenvolvimento e bem estar social”, defendeu.

Por sua vez, o Diretor-geral das Comunidades, Luís Mendes manifestou a sua satisfação por os emigrantes terem regressado com saúde ao país.

 “A emigração é uma situação bastante complicada, cada um sai do país da sua forma. Existem outros que optam por vias clandestinas o que obviamente acaba por ter consequências graves”, disse Luís Mendes.

O Diretor-geral informou que, este grupo da Líbia constitui o quarto que voltou o país nos últimos tempos, acrescentando que o passo a seguir será o de registar estes repatriados da Líbia  na Secretaria de Estado das Comunidades, com a finalidade de lhes seguir no futuro.

Luís Mendes revelou  ainda que o Governo está a trabalhar no sentido de resolver os problemas de emigração, mas diz que  não é fácil solucioná-los rapidamente.ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário