Comunicação Social/ Embaixador da China considera abertura de Escritório da Agência Xinhua em Bissau um marco no reforço de confiança mútua entre China e Guiné-Bissau
Bissau, 25 Abr 25 (ANG) – O Embaixador da República Popular da China no país disse que a iniciativa de abertura do Escritório da Agência de Noticias da China, Xinhua News Agency, em Bissau é um marco na promoção do intercâmbio cultural, no reforço da confiança mútua e no aprofundamento da amizade tradicional entre a China e a Guiné-Bissau.
Yang Renhuo falava na cerimônia de inauguração do Escritório da Agência de Noticias da República Popular da China em Bissau- Xinhua News Agency e igualmente da assinatura da Carta de intenção de parceria com seis órgãos de Comunicação Social , nomeadamente Agência de Notícias da Guiné (ANG), Rádio Difusão Nacional (RDN), Jornal Nô Pintcha, Televisão da Guiné-Bissau TGB, Rádio Capital FM e Rádio Djumbai.“A missão dos órgãos de comunicação social é observar e acompanhar a tendência geral, transmitindo ao mundo uma voz verdadeira e objetiva na complexa corrente de informação”, disse Renhuo.
Referiu que, no mês de Julho de 2024, o Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló efetuou uma visita de Estado à China, na qual chegaram a um consenso importante com o seu homólogo Presidente chinês Xi Jinping para aprofundar o intercâmbio interpessoal e a cooperação mediática entre os dois países, o que oferece uma orientação estratégica para a cooperação na área da comunicação social.
Acrescentou que enquanto Agência de Notícias nacional da China, a Xinhua News Agency estabeleceu-se em Bissau, o que é uma medida importante para implementar o consenso alcançado pelos dois chefes de Estados.
Disse esperar que os órgãos de comunicação social dos dois países possam acompanhar a situação internacional, se concentrar nos acontecimentos globais, respeitando o princípio da justiça e objetividade, e fazer reportagens activas, para promover a imparcialidade e a justiça, ter coragem de criticar as palavras e atos falsos, orientar correctamente os dois povos e criar um bom ambiente de opinião pública internacional.
"Hoje, o Escritório da Agência de Notícias Xinhua News Agency em Bissau é inaugurada oficialmente, e os órgãos de comunicação social chineses e guineenses reuniram-se para discutir o intercâmbio e a cooperação de notícias entre os dois países”, frisou.
Disse que a Embaixada da China na Guiné-Bissau está disposta a apoiar firmemente o trabalho da Agência de Notícias Xinhua em Bissau e também a criar boas oportunidades para que as médias dos dois países reforcem o intercâmbio e a cooperação.
O Director-geral regional para Àfrica da Xinhua News Agency disse que a inauguração do seu Escritório em Bissau representa um novo marco no aprofundamento contínuo da cooperação midiática entre a China e a Guiné-Bissau.
Ying Qiang afirmou que a inauguração da sucursal da Xinhua News Agency na Guiné-Bissau marca um novo ponto de partida, e que aproveitarão a oportunidade para, com base na Guiné-Bissau e voltados para toda a África Ocidental, contar mais histórias jornalísticas verdadeiras, vívidas e cheias de humanidade, para contribuir ,com a força da mídia, para aprofundar a amizade entre os dois países.
Destacou que a Xinhua News Agency foi fundada em 1931 na cidade de Ruijin, no sul da China, pela liderança do Partido Comunista da China. Após a fundação da nova China em 1949, tornou-se a Agência oficial de notícias do país, com a expansão contínua das relações exteriores da China, desenvolvendo gradualmente como uma agência internacional de notícias com influência global, sendo uma das mais importantes instituições jornalísticas do mundo em desenvolvimento.
"Em 2019, a Xinhua foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como uma das quatro principais Agências de Notícias globais, sendo a única proveniente de um país em desenvolvimento e sempre atribuiu grande importância à cobertura jornalística em África », informou Ying Qiang.
Atualmente, a Xinhua News Agency publica produtos multimídia textos, imagens e vídeos em 15 idiomas, expandindo seu alcance e impacto através de aplicativos e plataformas de redes sociais.
« Convidamos todos a acompanhar a Xinhua
e a contar connosco
para juntos divulgarmos boas histórias da China, de África e
da cooperação sino-africana », disse Yin Qiang.
Trata-se da 30º escritórios da Xinhua News
Agency abertos fora da China.
ANG/MI/ÂC/ÂC//SG