sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Conflito líbio


               Turquia vai enviar tropas para apoiar o governo legítimo
Bissau, 27 dez 19 (ANG) - O governo legítimo líbio vai receber tropas turcas para defender a capital Trípoli contra ataques do marechal Haftar que já controla o leste da Líbia.
Foi o próprio Presidente turco, Erdogan, que anunciou o envio de tropas turcas para a Líbia, acrescentando que submeterá em janeiro um projecto de lei nesse sentido ao Parlamento.
Ancara concluiu há um mês dois acordos com o governo líbio de união nacional reconhecido pela comunidade internacional: um sobre a segurança e a cooperação militar e outro sobre as fronteiras marítimas no Mediterrâneo oriental;
O exército nacional líbio do marechal, Khalifa Haftar, que controla o leste da Líbia, lançou em abril uma ofensiva contra o governo oficial em Trípoli, com apoio da Rússia, do Egipto e dos Emirados árabes unidos.
Para já, o ministro do Interior do governo líbio, Fathi Bachagha, declarou em Tunes que que o seu governo ainda não tinha pedido à Turquia para enviar tropas para Líbia.
“Se a situação se agravar, é nosso direito defender Trípoli e seus habitantes e faremos um pedido oficial ao governo turco para nos apoiar militarmente e expulsar as forças mercenárias”, sublinhou o ministro líbio.
Há várias semanas que a Turquia, que interveio no nordeste da Síria, evoca a hipótese de colocar forças terrestres na Líbia.
Aliás o governo turco já envia armas às forças fiéis ao governo líbio de união nacional  apesar do embargo da ONU sobre armamento com destino à Líbia.
Por seu lado, Moscovo, exprimiu a sua preocupação sobre um eventual estacionamento militar turco na Líbia em apoio ao governo líbio.
O Presidente turco Erdogan, replicou que já há  2000 combatentes da empresa privada russa, Wagner, a combater ao lado de Haftar.
"Eles estão  apoiando  um chefe de guerra enquanto nós fomos convidados pelo governo legítimo da Líbia", sublinhou o presidente turco, Erdogan.ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário