domingo, 29 de dezembro de 2019

Presidenciais 2019/2ªvolta


Administrador de sector de Farim pede aos eleitores para  votarem em massa 
 
Bissau, 29 Dez 19 (ANG)- O Administrador de sector de Farim pertencente à região de Oio, zona norte da Guiné-Bissau  lançou hoje um apelo ao  eleitorado da referida localidade no sentido de votarem em massa com o objectivo de mudar o destino do país.

O apelo foi feito pelo Dickson Varela Pinto Caetano, em declaraçóes à imprensa após ter exercito o seu Direito Cívico.

“Tudo começou bem, acho que tudo vai terminar bem, porque realmente todos as mesas estão funcionando em plenas condições. Só existe atraso na votação por motivo de a maior parte dos cidadãos desta zona serem  mulheres que no periodo da manhã, geralmente, cuidam das casas, crianças e dos maridos”, explicou aquele responsável.

Apelou aos candidatos para aceitarem qualquer resultado que venha a ser anunciado pela Comissão Nacional de Eleições, uma vez que, segundo ele, o povo guineense merece viver na paz, de modo a alcançar o progresso nacional.

Dickson sublinhou que em termos de vigilância estão bem assegurados pelos polícias e guardas nacionais, e que por isso, acha que não vai se verificar as tentativas de fraudes ou de qualquer tipo de irregularidades nas diferentes mesas durante o processo de votação naquela zona.

Por sua vez, o rêgulo de Farim, Abdulai Sissé destacou que o acto de votação é um direito  indispensável para qualquer que seja cidadão, com importância de poder  influênciar o desenvolvimento de uma nação. 

“Para que possamos reclamar no futuro, temos que votar obrigatoriamente, porque só assim teremos o direito de opinar. Muitos dizem, não vou votar porque já estou cansado de tantas crises, de políticos incapazes, entre outros. Só que, de qualquer das formas temos que votar para o nosso bem em geral”, disse o líder tradicional.

Os presidentes das diferentes mesas de voto visitadas pela  equipa de repórteres de órgãos públicos de comunicação social, informaram que o processo está à decorrer na base de tranquilidade e que têm materiais necessários para funcionar de forma normal.

Sublinharam que contam registar,  no minimo 80% de votantes, de acordo com o números dos eleitorados que constam nos seus cadernos eleitorais.

O cidadão eleitor, Hugo Gomes disse que está a exercer o seu direito como cidadão guineense, para que, no futuro, os jovens de Farim assim como os da Guiné.-Bissau venham a ter oportunidades para progressão.

Gomes disse esperar que o candidato que vai ser eleito Presidente de República venha a ter ideias construtivas, no sentido de usar a sua influência junto do governo para melhorar as condições de saúde, educação, infraestruturas, entre outros.

Para a cidadã eleitora Maimuna Turé, votar significa procurar uma melhoria para o seu futuro e dos seus filhos, e que por isso, em hipotese nunhuma vai se abstecer de exercer o seu direito cívico.

“Nós mulheres somos sempre mais prejudicadas, porque sofremos com  insucessos dos nossos filhos. Batalhamos diariamente, quer nas nossas casas asssim como em diferentes tipos de actividades, para  o sustento da familia assim como para ajudar na educação dos nossos filhos”,referiu.

Foram visitadas  08 mesas de voto, no sector de Farim e secção de Mansabá, e foi confirmadas essas mesas receberam visitas de  observadores internacionais.
Foi por outro lado constatado  fraca participação mas com civismo de cidadãos eleitores .   

ANG/AALS/ÂC//SG






1 comentário:

  1. Como Engenheiro e Alferes Miliciano de Engenharia (BENG 447) estive na Guiné de Fevereiro da 1969 a 1971.Como engenheiro fiz tudo o que pude para o bem do povo:furos para captação de água, pontes e estradas. A que mais tenho na alma foi a construção no Oio de parte de estrada de estrada de Manssabá para Farim tendo na minha comissão quase chegado ao K3 (Saliquinhindi?).Obrigado pela ajuda da população. Que o novo 1º ministro não deixe de continuar o que fiz até chegar (se ainda não chegou)a Farim. Viva Jumbembem, viva o Lamel!

    ResponderEliminar