terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Primeiros bebés do Ano Novo


UNICEF estima que cerca de 230 crianças vão nascer na Guiné-Bissau no 1º Dia do Ano Novo
~
Bissau,31 dez 19 (ANG) – O Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) estima  que cerca de 230 bébes vão nascer na Guiné-Bissau no 1º Dia do Ano Novo.

Em comunicado divulgado hoje, O UNICEF apela aos líderes mundiais e nações a investirem em profissionais de saúde qualificados e equipamento para salvar cada recém-nascido.

O UNICEF anuncia que está a advogar com o Ministério da Saúde para priorizar a saúde neonatal e também providenciar apoio técnico financeiro para acelerar a redução da mortalidade neonatal.

Refere  que, agora, o país tem 35 estruturas de saúde e mais 230 profissionais treinados com equipamento adequado para oferecer cuidados de saúde essenciais integrado aos recém-nascidos. Acrescenta que graças a estes esforços, mais de 12 mil partos foram realizados por profissionais recém formados, nas instalações de saúde da Guiné-Bissau em 2019. 

“O início de um Novo Ano e uma nova década são uma oportunidade de reflexão sobre as nossas esperanças e aspirações, não só pelo nosso futuro, mas pelo futuro dos que virão depois de nós”. A medida que o calendário muda cada janeiro, somos relembrados de todo a capacidade e potencial de cada criança nascido, se lhe for dada essa oportunidade”, lê-se no comunicado.

Segundo o UNICEF, em 2018, 2.5 milhões de recém nascidos morreram no seu primeiro mês de vida, cerca de um terço deles morreu no dia em que nasceu, e entre  essas crianças, a maioria morreu de causas preventivas, tais como o nascimento prematuro, complicações durante o parto e infecções como a sepse.

 Em relação a estes factos mais de 2.5 milhões de crianças nascem já mortas cada ano.
Nos últimos três décadas,conforme o comunicado, o mundo testemunhou progressos notáveis na sobrevivência infantil, reduzindo para mais de metade o número global de crianças que morrem antes de completar os cinco anos.

O documento indica que  o progresso para os recém nascidos é mais lento, e  que os bébes que morrem no primeiro mês correspondem a 47 por cento de todas as mortes entre crianças menores de cinco anos em 2018, relando um aumento em relação aos de 40 por cento  de 1990.

A “campanha Every Child Alive” do UNICEF, conforme o comunicado, apela a um investimento imediato em profissionais de saúde, adequadamente formados e equipados, com medicamentos para assegurar que todas as mães e os seus recém nascidos sejam tratados por profissionais, de modo a a prevenir e tratar complicações durante a gravidez e parto.

“Um número excessivo de mães e recém nascidos não estão a ser tratados por parteiras ou enfermeiras formadas e equipadas e os resultados são devastadores”, revela o UNICEF, assegurando que milhões de bébes sobrevivem o seu primeiro dia e prosperam por esta década  se todos eles nascerem com o apoio de um par de mãos seguras.ANG/LPG/ÂC//SG
   

Sem comentários:

Enviar um comentário