quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Quadra festiva


Associação de Consumidores recomenda “cuidado máximo” na compra de alimentos 

Bissau, 19 dez 19 (ANG) – O Secretário-geral da Associação dos Consumidores de Bens e Serviços(Acobes),recomendou hoje aos consumidores  “cuidados máximos” na compra  e consumo dos produtos alimentícios nesta quadra festiva de Natal e Novo Ano.

Bambo Sanhà que falava no programa matinal da Rádio Bombolom FM denominado “Aló Guiné”, pediu à população a verificarem bem os produtos antes de os comprar, frisando que, em casos de carnes, só devem comprar o que tem carimbo da Câmara Municipal de Bissau(CMB) porque, segundo ele, podem ser de proveniência duvidosa.

“Esses carnes podem ainda ser de animais com doenças que são comercializados  nos diferentes mercados do país, de uma forma ilegal, porque há muitos abates clandestinos no país e o dinheiro é do consumidor, e ele deve observar bem os produtos antes de comprar para não levar a doença para a sua mesa”,disse.

Sanhá disse que os consumidores são “os patrões” dos comerciantes porque são eles os donos do dinheiro, por isso, devem exigir a qualidade, tendo lamentado a proliferação de produtos congelados no país.

A propósito, pede aos consumidores para adquirirem apenas, os que estiveram bem embalados e dentro do prazo de validade.

O Secretário-geral da Acobes aconselhou aos comerciantes a venderem os produtos que  estão dentro do prazo e de se abdicarem de comercializar  produtos mal conservados e fora de prazo.

“Como sabemos, neste momento são postos no mercados  produtos de todo o tipo e qualidade. Devido a afluência dos clientes  os comerciantes aproveitam o momento para enganar e roubar do consumidor, por isso não se deve comprar só porque é barato “,aconselhou.

Sanhá pede aos comerciantes a evitarem a especulação de preços dos produtos neste período de festas porque o Governo não aumentou nenhum impostos, pelo que  “não há motivo para haver aumento do preço dos produtos”.

 Aquele responsável disse que qualquer comerciante que foi apanhado a especular o preço dos produtos será severamente sancionado através das instituições competentes dentre as quais,  os Ministérios do Comercio, Saúde e a própria Câmara Municipal de Bissau (CMB).


O líder da Acobes pediu maior  controle sobre os produtos expostos no chão que diz ser um risco  para a saúde pública, tendo pedido a abolição dos boutiques tipo contentores por parte da Câmara Municipal de Bissau, que considera fonte de intoxicação dos produtos alimentícios por não terem condições mínimas de conservação.

Disse que o papel da sua organização é de informar a população sobre os seus direitos mas que é ao Estado que compete  tomar medidas através dos serviços de inspecção dos ministérios do Comercio, Saúde e outros.
ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário