terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Presidenciais 2019/2ªvolta


                 Resultados provisórios aguardados com ansiedade

Bissau, 31 dez 19 (ANG) – Os guineenses aguardam com ansiedade a divulgação de resultados provisórios da segunda volta das eleições presidenciais decorridas no domingo, 29, e que envolveram cerca de 800 mil eleitores.

A Comissão Nacional de Eleições(CNE) prevê para quarta-feira a divulgação dos resultados provisórios dessas eleições mas a espera parece ser demorada pelas hostes da candidatura de Umaro Sissoco Embaló, que segundo a ANGOP, proclamou segunda-feira a vitória eleitoral com 54 por cento dos votos.

Apoiantes  manifestam em festa na sede do partido, Madem G-15, que suporta Sissoco Embaló desde domingo à noite, alegando terem dados que justificam a tal “festa antecipada”.

 No PAIGC o ambiente chegou a ser agitado ,segunda-feira, quando alguns militantes fizeram questões de voltar a levantar os sons de música na sede mas depois tudo voltou a parar para se aguardar a divulgação dos resultados das eleições pela CNE.

Tal como nas eleições passadas, antes  da divulgação oficial dos resultados são as especulações que dominam as conversas nas vias públicas e nos bairros, sobre quem vai ser vencedor, cada um a indicar o candidato que apoia.

Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC, no poder e Umaro Sissoco Embaló, candidato do partido Madem G-15 disputaram a segunda volta depois de nenhum dos 12  concorrentes da primeira volta ter obtido os necessários 51+1 votos para se tornar Presidente da República.

Simões Pereira obteve no primeiro turno  pouco mais de 40 por cento dos votos e Sissoco Embaló não passou dos 27,65 por centos dos votos. ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário