domingo, 29 de dezembro de 2019

Presidenciais 2019/2ª volta

Presidente da CRE de Quinará considera de positivo o processo de votação naquele região 
 
Bissau 29 Dez 19 (ANG) – O Presidente da Comissão Rgional de Eleições da região de Quinará, sul de país, considera de positivo o processo de votação naquela zona, uma vez que tudo está a correr na normalidade sem qualquer incidente.

António Mendes proferiu estas afirmações hoje momentos depois de abertura das urnas no sector de Buba, tendo afirmado que, deste as primeiras horas os eleitores afluiram as urnas para exercerem os seus direitos, civicos, salientando que o carimbo da Comissão Nacional de Eleições (CNE), encontra-se atrás dos boletins  eleitorais para uma maior segurança, o que não acontecera na primeira volta.

“Ao nivel dos preparativos tudo está bem e desde o dia 27 as urnas foram levados para os seus respectivos lugares e neste momento tudo está em ordem por isso peço a população a irem votar “,disse.

Mendes agradeceu a colaboração dos delegados dos dois candidatos pela maturidade cívica que estão a mostrar até ao momento, desejando que  tudo continue de forma ordeira até ao fecho das urnas.

Falando dos votos antecipados naquela localidade,  António Mendes disse que na região que coordena houve 88 votos antecipados, salientando que no que refere a segurança tudo está bem, uma vez que cada mesa tem dois agentes da Guarda Nacional e o outro da Polícia de Ordem Pública, tendo apelado aos potenciais eleitores, um total de 272, a saírem em massa para exercerem os seus direitos de voto porque as urnas fecham as 17 horas da tarde .

Segundo o Presidente da Assembeia de Voto número 02, destrito-18, circulo eleitoral -03, na cidade de Buba, José Pedro Gomes Correia disse que todos os materiais para o processo estão disponíveis para a votação e que em termos de segurança tudo está em conformidade.

Por seu turno, a Presidente do destrito eleitoral número -20, mesa número 02 onde se inscreveram 315 votantes, Nanquintcha Nunes Pereira disse que iniciaram o processo na hora marcada ou seja as 07H00 da manhã e que  a votaçao  está a decorrer bem, como se cofirmou com filas de elitores que aguardam o momento de votarem.

Saba Nhase, uma cidadã eleitora da mesma mesa disse que está a exercer o seu direito porque o povo guineense está cansado de sofrer, acrescentando que estas eleições é uma esperança para a Guiné-Bissau, por isso, não quer ficar de fora.

Nhasse pede ao  vencedor para ajudar ao povo, rumo ao desenvolvimento do país, para que os seus filhos possam estudar, para que o país possa ter   bom hospital, estradas, emprego para os jovens entre outros  bens.

A caravana dos jornalistas afectos à órgãos públicos de comunicação social indigitado para cobrir a votação na provincia Sul do país constatou que o processo está a decorrer normalmente também nas regiões de Tombali concretamente no sector de Quebo, circulo eleitoral número -02, mesa -01, destrito eleitoral -85 com 270 eleitores.

 O Presidente da mesa Bubacar Baldé lamentou a fraca  afluência  às urnas nos primeiros momentos de voto, o que considerou de normal uma vez que as pessoas preferem fazer as suas actividades domesticas para depois virem votar.

Ja nos sectores de Xitole e Bambadinca, da região de Bafatá, constatou-se a mesma realidade em termos da organização embora os responsaveis das mesas lamentaram a comparência, à conta gota, de eleitores, e felicitaram os agentes de  segurança que estão a fazer os seus trabalhos de uma forma incansável .  

ANG/MSC/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário