segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Guiné-Conacri


                Presidente Alpha Condé quer rever Constituição
Bissau, 23 dez 19 (ANG) - A oposição guineense denuncia golpe de estado constitucional após o anúncio feito pelo Presidente Alpha Condé de um projecto de nova Constituição porta aberta para poder disputar um terceiro mandato presidencial. 
O grupo que prepara desde meados de outubro uma mobilização de massa contra um eventual terceiro mandato de Condé afirma que a resposta será à altura da provocação.
Alpha Condé, eleito em 2010 e reeleito em 2015, confirmou domingo num discurso à nação, que vai submeter aos guineenses um projecto de nova Constituição por referendo sem avançar uma data precisa.
Esta eventualidade tem posto, nos últimos dois meses, nas ruas da capital milhares de pessoas denunciando as manobras de Alpha Condé.
A contestação tem sido duramente reprimida pela polícia que prendeu centenas de pessoas.
Os defensores dos direitos humanos têm denunciado o uso excessivo da força, prisões arbitrárias e impunidade das forças da ordem. 
Para a oposição, o presidente Alpha Condé, de 81 anos, procura criar condições para ser candidato às eleições presidenciais de  2020 denunciando assim a sua atitude como um golpe de estado constitucional.
A actual Constituição de 2010, limita a dois o número de mandatos  presidenciais.  ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário