segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Ucrânia


             Kiev e separatistas pró-Rússia trocam 200 prisioneiros
Bissau, 30 dez 19 (ANG) - As autoridades ucranianas e os separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia intercambiaram no domingo 200 prisioneiros, entre eles, um brasileiro que lutou com os separatistas, segundo agência de notícias russa.
O presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel disseram em comunicado comum, que a troca de prisioneiros era conforme ao engajamento tomado em 9 de dezembro, durante o encontro dos presidentes ucraniano, Volodimir Zelenski, e russo, Vladimir Putin, em Paris.
Na reunião, os líderes se comprometeram, segundo o comunicado, a facilitar a liberação e a troca de pessoas presas durante o conflito entre separatistas pró-russos e o governo ucraniano, até o fim deste ano.
Segundo as decisões tomadas em Paris, o intercâmbio deve ser acompanhado de um cessar-fogo total.
Mais cedo, logo após o fim da liberação dos prisioneiros, o Kremlin divulgou  que o presidente russo e a chanceler alemã conversaram por telefone e consideraram positiva a conclusão do intercâmbio.
A presidência ucraniana indicou em redes sociais, por volta das 16 horas (horário local), que “as liberações recíprocas” tinham terminado, precisando que 76 pessoas regressavam ao país. Ainda segundo a rede social, entre os prisioneiros liberados, 12 eram militares e 64 civis, incluindo dois jornalistas colaboradores do serviço ucraniano da rádio americana RFE/RL, Stanislav Aseiev e Oleg Galaziuk, presos há dois anos.
Os separatistas pró-russos, das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, disseram a agencias de imprensa russas que receberam respetivamente 61 e 63 prisioneiros.
A embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia deu as boas-vindas ao intercâmbio em seu Twitter oficial, enquento o dirigente dos separatistas de Lugansk, Leonid Passechnik, celebrou uma nova vitória em suas redes sociais.
A operação, segunda desde 2017, começou por volta do meio-dia nas proximidades do posto de controle Miorske, em uma região controlada por Kiev da região de Donetsk. O intercâmbio durou cinco horas devido aos processos de verificação de identidade.
Até agora, nenhuma lista com o nome das pessoas foi liberada, mas segundo a imprensa ucraniana as forças pró-Rússia liberaram principalmente militares, mas também alguns ativistas.
Além de combatentes presos durante o conflito, Kiev liberou três homens que participaram de um atentado em Kharkiv em fevereiro de 2015.
A troca gerou controvérsia porque as autoridades ucranianas também aceitaram liberar ex-policiais presos por uma suposta participação na repressão às manifestações da praça Maidan de 2014, que causou uma centena de mortes. As manifestações aconteceram antes do início da guerra.
Em setembro, Kiev e Moscou intercambiaram 70 presos, entre eles, o cineasta ucraniano Oleg Sentsov. Os separatistas também retrocederam em alguns pontos da linha de frente. Outras retiradas deste tipo devem se repetir antes do fim de março. Moscou também devolveu a Kiev navios de guerra que tinha apreendido.
A guerra no leste da Ucrânia causou mais de 13 mil mortes desde que começou em 2014, algumas semanas após a Rússia anexar a península da Crimeia.ANG/RFI/AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário