terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Ensino público


                 Sindicatos do sector  observam nova  greve de cinco dias

Bissau, 17 dez 19 (ANG) – Os quatros sindicatos do sector educativo, nomeadamente, o SINAPROF, Sindeprof, SIESE e Frenaprof, cumprem uma greve de cinco dias inciadas segunda-feira.

Reivindicam, entre outras, a implementação do estatuto de Carreira Docente.

O porta-voz dos referidos  sindicatos, Bungoma Duarte Sanhá,  em conferência de imprensa realizada esta terça-feira  diz ser estranho a não aplicação até presentemente da Carreira Docente.

Bungoma Sanhá disse que a greve no sector de ensino público não se deve a vontade dos  professores mas sim por terem sido empurrados à isso, “porque a referida Carreira foi aprovada desde janeiro de 2011 mas que até então não é aplicada”.

Disse que os sindicatos ponderaram muito e até porque “deram muitos benefícios de dúvida ao governo” pelo que pedem a compreensão da sociedade.

Informou que o documento já foi publicado no Boletim Oficial.

Duarte Sanhá  disse que os sindicatos não têm nada com a política partidária e que estão a fazer os seus trabalhos laborais de defender a classe perante casos de injustiça, e que são os únicos com legitimidade para falar em nome dos professores.

A nova paralisação ocorre numa altura em que escolas do ensino público preparam a publicação de resultados finais, para que o novo ano lectivo possa arrancar em janeiro próximo.ANG/MI/ÂC//SG
      

Sem comentários:

Enviar um comentário