terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Quadra festiva


           Citadinos de Bissau perspectivam pior Natal dos últimos anos

Bissau, 24 dez 19 (ANG)- Os citadinos de capital Bissau consideram de pior o Natal 2019, por falta de  recursos financeiros, motivado pelo  não pagamento atempado de salários aos funcionários públicos.

As declarações feitas hoje ao repórter da ANG, que saiu às ruas de Bissau para saber das perspectivas do Natal dos cidadãos moradores da capital.

Segundo alguns, face  essa situação,só pedem que haja saúde e paz.

António Pedro Delgado disse que, a sua expectativa quanto ao Natal deste ano é fraca, porque a situação da empresa onde trabalha não está boa pelo que não vai alimentar grandes expectativas.

"Os funcionários têm salários atrasados, e eu como responsável na minha empresa estou um pouco inibido de enfrentar este período de natal onde todos precisam ter dinheiro para fazer despesas na festa," lamentou Pedro Delgado.

Ainda disse que, não vai ter um natal tranquilo  com funcionários sem receber seus salários e acrescentou que como é festa de Cristo tem a fé que ele vai conseguir fazer com que o ano novo seja melhorar.

Para Walter Mendonça, o Natal deste ano é um pouco complicado por coincidir com período da campanha eleitoral, em que toda a gente virou a atenção para a política.

Mendonça espera que seja um Natal que vai virar a página da história da Guiné-Bissau, apesar da dificuldade financeira de momento. 

 "O importante é para cada um ter vida e saúde, para que tudo corra bem e que as eleições corram bem para se poder mudar o rumo do país e torná-la num país melhor, e sairmos, de vez, neste  ciclo de instabilidade crónica e de conflitos. Que os cidadãos  façam boa escolha no dia 29 de Dezembro", realçou Mendonça.

Cátia Correia deseja boa saúde à todos e para cada um conformar com aquilo que conseguiu, porque na Guiné-Bissau é assim, tem que se conformar com tudo.

"Não tenho nada até ao momento, estou a vender para ver depois se vou conseguir comprar algo para fazer celebrar o Natal. Pelo menos um quilo de peixe para fazer um bom caldo para comer," disse Cátia Correia.

Apela aos Guineenses para se conformarem com aquilo que têm, e pôr a mão na consciência, no sentido de reflectirem melhor para saber quem escolher no dia 29.

Para Esolina Gomes, vendedeira de peixe, a dificuldade este ano é enorme devido ao fraco poder de compra no mercado, por falta de meios financeiros dos compradores.

"Tenho as crianças na mão, e até hoje não tenho nem roupa para elas. Se o Estado pagasse aos funcionários poderia haver uma família que vai me oferecer dinheiro para comprar algo e passar bem a festa com as crianças," lamentou Esolina Gomes.

Apela o Estado no sentido de ajudar para que essa situação possa melhorar, e disse que o dinheiro só está a movimentar na campanha e que os funcionários estão sem salário.

A ANG soube através de uma fonte do Ministério da Economia e Finanças que os salários de novembro foram pagos aos servidores no decurso desta semana, devendo o mês de Dezembro ser pago na próxima semana.ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário