quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Obséquias/Padre Domingos da Fonseca


  Pároco Eli Coly reitera apelo para  abertura de  Centro de hemodiálise no país

Bissau, 26 dez 19 (ANG)- O Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Ajuda, Eli Cassien Coly, reiterou o apelo ao governo para a construção de  um Centro de Hemodiálise no país para evitar  mortes de pessoas por falta desse serviço sanitário.

Obséquias do padre Domingos da Fonseca
O apelo foi lançado na missa de corpo presente do Padre Domingos da Fonseca, falecido no passado dia 19 do mês corrente em Ziguinchor, República vizinha do Senegal e enterrado no dia 23 do corrente.

“Por falta de hemodiálise, padre Domingos morreu. Um país como a Guiné-Bissau com toda a sua possibilidade não podia ficar sem um Centro de Hemodiálise. Alguém me disse que há máquina de hemodiálise mas que por falta de interesse de algumas pessoas essa máquina não entrou em funcionamento até agora”, lamentou Eli Cassien Coly.

O Paróco ainda mostrou a sua indignação perante as más condições das estradas do país, acrescentando que todos os guineenses sabem quem era o padre Domingos da Fonseca, que faleceu devido a complicações relacionadas a insuficiência renal.

“O percurso Bissau/Ziguinchor, uma distância de cerca de 140 km, pode ser andado numa hora e trinta minutos, com a ambulância a andar muito mais rápido. Quando estávamos a evacuar o falecido missionário para Zinguinchor, percorremos três horas de tempo porque as estradas não estão em condições. Todos nós sabemos que o padre Domingos é um homem forte mas que veio a pedir ajuda, é porque não estava bem”,referiu.

Eli Cassien Coly elogiou o esforço dos técnicos de saúde do país, acrescentando que, apesar da falta das condições de trabalho fizeram grandes esforços com dignidade e honestidade para salvar a vida do padre Domingos da Fonseca.

“Os médicos de Bissau fizeram o diagnóstico e obtiveram um resultado e esse mesmo resultado foram conformados pelos médicos do Senegal, em Ziguinchor. Por isso, os nossos médicos são excelentes, o que lhes faltam são condições de trabalho”, disse o Padre.

Domingos da Fonseca foi o primeiro paroquiano da Nossa Senhora de Ajuda que tornou padre em 1984.

Padre Domingos da Fonseca, licenciado em Teologia Dogmática em Sociologia, era Vigário Geral da Diocese de Bafatá e igualmente Pároco da Paróquia de Bambadinca, e morreu com 64 anos.

De maio de 2015 até a data da sua morte, era Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional para a Reconciliação e Desenvolvimento, integrada por  32 pessoas entre as quais académicos, membros de Organizações da Sociedade Civil, juristas, militares, dirigentes políticos e religiosos.

A Comissão tem como principal objetivo criar condições para que a Conferência Nacional de Reconciliação que se prevê se realize em tempo razoável e definir um modelo de reconciliação entre os guineenses. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário