terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Presidenciais 2019/2ªvolta


Umaro Sissoco promete isentar cidadãos guineenses de Conacri de Autorização  de Residência caso for eleito Presidente da República

Bissau, 24 dez 19 (ANG) – O candidato apoiado pelo Movimento para Alternância Democràtica (Madem G-15), garantiu  segunda-feira que caso for eleito Chefe de Estado no próximo dia 29 de Dezembro, vai dispensar todos os cidadãos da Guiné-Conacri residentes no país do pagamento e uso de Cartão da Autorização de Residência, no território da Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embaló deu essa garantia  durante um comício popular na cidade de Gabú, leste do país, onde afirmou que a Guiné-Bissau tem uma dívida para com a Guiné-Conacri ou seja, segundo ele, durante a luta de libertação nacional os guineenses ocuparam aquele país como retaguarda, mas nunca foram pedidos uma carta de autorização de residência.

Embalo reafirmou a tese de não ser tribalista por isso pediu ao Povo a fazer-lhe confiança uma vez que é um candidato capaz de unir todos os guineenses, frisando que a liderança está no seu sangue,  uma vez que pertence a família real.

“Eu não tenho problema com Domingos Simões Pereira, mas as nossas formas de ver as coisas é que são diferentes ou seja ele é  meu concorrente, gosta de menosprezar as pessoas, enquanto eu não. Conhecemos-nos há mais de 30 anos e sempre existiu uma relação de respeito e de consideração entre nós”,disse.

Sissoco Embalo criticou o comportamento de Baciro Djá, candidato do partido Frente Patriótica de Salvação Nacional(Frepasna), derrotado na primeira volta das presidenciais e que decidiu apoiar Domingos Simões Pereira nesta segunda ronda, e diz que este é “incoerente”.

 “Ele contou muitas coisas sobre Domingos Simões Pereira e agora está o apoiá-lo. Mas, com tudo isso, vou lhe perdoar e se ganhar vai-lhe chamar para trabalharem juntos porque Guiné-Bissau é um país de todos os guineenses”, prometeu.

Sissoco Embaló afirmou que Simões Pereira não consegue nem gerir o partido que lidera, a titulo de exemplo, expulsou os mandingas e beafadas do PAIGC.

“Quem não consegue gerir um partido como pode gerir uma Nação. No meu caso, eu nasci para dirigir e vamos ser um bom condutor para guiar os destinos deste Povo martirizado”,frisou .

Sobre a vinda do milionário Saudita ao país, Embalo disse que há vozes  contra essa iniciativa , tendo questionado se aquelas pessoas são mais guineenses do que ele, ao ponto de estarem contra a vinda de uma pessoa que vem para ajudar o Povo, tendo pedido o voto em massa na sua pessoa, no dia 29 de Dezembro.


Disse que a região de Gabu é o seu bastião politico ao contrário do seu opositor que não tem zona de influência e que os votos recebidos são graças ao PAIGC, explicando que não são os discursos que ganham as eleições .

“O meu programa é a Constituição da República. Não participei na entrevista na TGB e no debate organizado pelo Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs) por causa do comprimento da minha agenda no Sul do país ou seja nas zonas onde não consegui chegar na primeira volta “,disse.

O candidato apoiado pelo Madem G-15 garantiu que vai participar no debate televisivo do dia 26 de Dezembro tendo convidado ao seu opositor a levar a Bíblia porque  ele vai levar o Alcorão, para jurarem que só vão dizer a verdade para o Povo. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário