terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Caju


 União Europeia inaugura sexta-feira novo centro de processamento em Bissorã

Bissau, 17 dez 19 (ANG) – A União Europeia inaugura na próxima sexta-feira um novo centro de processamento de caju, em Bissorã, norte da Guiné-Bissau.

Vista da Escola Vocacional de ADPP em Bissorã
Segundo um comunicado desta organização, a infraestrutura é criada no âmbito do  Projecto de Processamento e Comercialização de Caju, na região de Oio, em  implementação  desde 2016, pela ONG Ajuda do Povo Para o Povo(ADPP) Guiné-Bissau, em parceria com a Associação de Clube de Agricultores.

Financiado pela União Europeia, o referido projecto formou centenas de agricultores em diferentes cadeias de valor do caju, desde as técnicas de  produção de castanha e pedúnculo de caju, incluindo a reciclagem de resíduos até a comercialização final do que é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau.

O Centro tem produção biológica certificada e de excelência, e  já produz e comercializa amêndoa, sumo, marmelada, bolo e pão de caju, e conta com diversos viveiros de cajueiros  estabelecidos em 31 comunidades da região.

A inauguração oficial do centro prevê visita guiada dos participantes, animação cultural e intervenções da Senhora Ministra de Agricultura e Florestas, da Senhora Embaixadora da União Europeia junto da República Guiné-Bissau, do Senhor Governador de Oio, do representante da ADPP Guiné-Bissau e da representante dos/as agricultores/as e das trabalhadoras/estagiárias do Centro. ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário