quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Economia


                        BCEAO elogia opção pela futura moeda única

Bissau,26 Dez 19(ANG) - A reforma do franco CFA, que abrange oito Estados da África Ocidental constitui uma "etapa significativa" no projecto da moeda única, estimou terça-feira o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).
"Esta decisão histórica marca uma etapa significativa na realização de um projeto comum: construir colectivamente o crescimento dos países da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e fazer desta região o epicentro de uma prosperidade que beneficiará as actuais e futuras gerações", considerou num comunicado divulgado pelo governador do BCEAO, Tiémoko Meyliet Konsé.
No passado sábado em Abidjan, na presença do chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, o Presidente da Côte d’Ivoire, Alasanne Ouattara, divulgou as grandes linhas do acordo concluído entre os oito países da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA -- Benim, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo).
A reforma prevê uma alteração do nome da moeda -- o franco CFA que dará lugar ao eco, previsivelmente no próximo ano -, o fim do depósito de reservas do BCEAO no Banco de França e o abandono da nomeação por Paris de representantes nas instâncias do BCEAO e da UEMOA.
Em contrapartida, a paridade fixa do futuro eco em relação ao euro será mantida -- ainda que criticada por vários economistas africanos -- e Paris manterá o seu papel de garante financeiro.
As medidas constituem "um grande avanço no sentido da integração económica e monetária dos oito países membros da UEMOA, constituindo as bases da respectiva adesão ao eco, projecto de moeda única da CEDEAO", de acordo com o comunicado do BCEAO, cuja sede se encontra em Dakar, capital do Senegal. ANG/Angop


Sem comentários:

Enviar um comentário