terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Costa do Marfim


          Justiça  condena Charles Blé Goudé a 20 anos de prisão

Bissau, 31 dez 19 (ANG) - A justiça marfinense condenou Charles Blé Goudé à revelia a "  20 anos de prisão, 10 anos de privação de seus direitos civis, 200 milhões de francos CFA  " por danos a serem pagos às vítimas, explicou o ex-chefe do Jeunes Patriotas da Costa do Marfim à AFP, especificando que o tribunal também emitiu um mandado de prisão contra ele.
Charles Blé Goudé disse estar "  surpreso com este veredicto  ", pronunciado sem a presença de um advogado. Ele foi acusado pela justiça da Costa do Marfim de "  atos de tortura, homicídios intencionais e estupro  ", indicou seus advogados em 18 de dezembro, dia em que seu julgamento seria aberto.
Um de seus advogados, Me Suy Bi Gohoré, disse que o presidente do tribunal criminal de Abidjan havia "  retirado o caso da lista  " enquanto aguardava o recurso de cassação formulado por ele. , com base na ausência do acusado e em outras irregularidades processuais. Os advogados haviam denunciado uma "  flagrante violação  " dos direitos de Charles Blé Goudé, devido à sua incapacidade de comparecer ao julgamento. Eles não estavam disponíveis imediatamente na segunda-feira à noite.
A AFP chegou a Charles Blé Goudé por telefone em Haia, onde está em liberdade condicional após sua absolvição pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). Ele foi transferido pelas autoridades da Costa do Marfim para o TPI em 2014. Com seu ex-mentor, o ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo, ele foi julgado por crimes contra a humanidade.
Os dois  foram absolvidos no início de 2019 e liberados em liberdade condicional, aguardando consideração do apelo feito pelo promotor do TPI.
 O Sr. Blé Goudé não pode retornar à Costa do Marfim até que o procedimento seja concluído. ANG/RFI/AFP


Sem comentários:

Enviar um comentário