quinta-feira, 29 de junho de 2017

Justiça



Cidadão da Guiné-Conacri acusa Armando Procel de corrupção no caso “BAO Lda”

Bissau 29 Junho 17 (ANG) – O cidadão da Guiné-Conacri de nome Ibraima Djabi acusou hoje o advogado Armando da Silva Procel de corrupção e abuso de poder no processo que o envolve com a empresa de construção de estradas denominada “BAO lda”

A acusação foi feita hoje em conferência de imprensa através de Faustino Vieira, um amigo deste e durante a qual se falou da decisão do Tribunal sobre o referido processo e que terá favorecido a  Ibraima Djabi, que deverá ser indeminizado pela BAO lda. 

 “Ele devia receber cerca de 500 milhões de francos CFA e mais alguns materiais de trabalho como indeminização pelos danos causados a sua pessoa o que não aconteceu por falta de colaboração do seu advogado Armando Procel “, disse.

Faustino Vieira disse que estão a suspeitar-se do advogado porque souberam da sentença através de terceiros. Disse  que Armando Procel tentou forçar Ibraima Djabi a receber um montante que ronda os 80 milhões para desistir do processo, o que este não aceitou.

 Explicou que o caso teve inicio em 1992 em Conacri quando a empresa em causa por quem Ibraima Djabi trabalhava decidiu instalar-se na Guiné-Bissau trazendo este último como funcionário.

No entanto, segundo Faustino Vieira, a empresa viria a furtar-se de cumprimento de determinadas condições que havia prometido a Ibraima Djabi, e na tentativa de acabar de vez com a questão decidiu acusar à este de roubo “só para não cumprir com o contrato que tinham”.

“Em 2010 a justiça guineense deu razão ao cidadão da Guiné Conacri e já passaram quase sete anos, e fizemos todas as diligências inclusivê de contratar outros advogados, mas como Procel está dentro do sistema nada resultou, tendo recusado centenas de chamadas do tribunal para pronunciar sobre o caso”, explicou o porta-voz.

Faustino sustenta  que foi feito o  aproveitamento da ignorância e o facto de  Ibraima Djabi ser estrangeiro para o humilhar e posteriormente encarcerá-lo .

O porta –voz disse que enviaram uma carta ao Procurador Geral da República , mas não obtiveram ainda resposta por isso recoreram a realização de uma  conferencia de imprensa para  alertar a opinião pública sobre o sucedido.

Segundo a  Rádio Macaré- FM, o Advogado Armando Procel negou todas as acusações tendo afirmado que não recebeu nenhum dinheiro proveniente do processo. 

ANG/MSC/ÂC/JAM



Movimento Sociedade Civil/eleições



Fodé Sanhá defende uma Sociedade Civil mais aberta e inclusiva

Bissau, 29 Jun 17 (ANG) – O Candidato a presidência do Movimento Nacional da Sociedade civil, Fodé Carambá Sanhá garantiu que em caso de vitória, pretende tornar a organização mais aberta e inclusiva, dando  oportunidade à todos para se envolverem.

 Em entrevista exclusiva à ANG, Caramba Sanhá disse que há toda uma necessidade de o Movimento da Sociedade Civil estar dotado de condições e dinamizar as suas estruturas em termos de funcionamento regular. 

Lamentou que tanto os associados aqui dentro, como na diáspora, muitas das vezes, as suas opiniões não enquadram nas acções do movimento aqui no país. 

Fodé Sanhá promete, caso for eleito, que o movimento não se limitará apenas aos aspectos de agir contra  situações de crises políticas, mas zelando pelo desenvolvimento económico e criação de projectos e programas de capacitação do pessoal do movimento e dar assistência aos seus membros. 

 Sanhá advoga ainda tornar o movimento mais autonoma de maneira a que seja mais conciliadora e digna de seu nome.

 “Assegurar a essência da sua criação, que inicialmente era de contribuir para a estabilidade sociopolítica efectiva, consolidação do direito democrático e desenvolvimento sustentável, são objectivos que pensamos consolidar ao assumirmos” prometeu, justificando que deve haver programas de reforço de capacidade do pessoal e  assistência aos membros da organização.

“O movimento precisa de apoio dos seus parceiros, mas não pode continuar a depender dos mesmos. Deve  criar condições mínimas para seu funcionamento,” disse.
Caso for eleito, Sanhá adverte desde já que o seu relacionamento com o executivo será caracterizado por muitas exigências visando  uma boa governação.
 
Lembrou que nas eleições, os candidatos apresentam seus programas, mas que raras vezes são cumpridos, frisando que o movimento passará a monitorar o programa do governo como forma de cobrar o cumprimento das suas promessas. 

Fodé Caramba Sanhá ingressou no MNSCPD em 1992. Aliás, defendeu que as experiências acumuladas nos últimos anos a frente da associação dos consumidores o impulsionaram para se  candidatar-se a presidência do movimento
“Outra razão, são os trabalhos que tenho feito em prol do movimento ao longo dos dois últimos mandatos, na qualidade de dirigente máximo da organização. Acho que serei capaz de dinamizar as suas estruturas tanto a nível dos sectores, como das regiões do país, “explicou. 

De recordar que o congresso terá lugar no próximo dia 30 a 01 de Julho próximo. 

ANG/JD/JAM/SG



quarta-feira, 28 de junho de 2017

Crise politica


Nuno na Bian acusa Presidente da República de não ter solução para crise que criou

Bissau,28 Jun 17(ANG) – O líder da Aliança do Povo Unido,  Partido Democrático da Guiné-Bissau(APU-PDGB), acusou hoje o Presidente da República de estar sem solução para a crise política “por ele criada” com a demissão do governo liderado por Domingos Simões Pereira, em 2015.

“Esta crise política criada pelo Presidente da República não tem solução a vista. Foram ensaiadas e postas em perspectivas todas as fórmulas e nada resultou por falta de vontade do chefe de Estado”, disse Nuno Gomes Nabian que reagia através de uma  conferência de imprensa às recentes declarações de José Mário Vaz, que admitiu a hipótese de haver  eleições antecipadas caso a crise política persistir.

Aquele político salientou que o Presidente da República deve ter a coragem de dizer ao povo guineense  que falhou nas suas promessas, e demitir-se das suas funções.

“O Presidente da República deve reconhecer  que perdeu a capacidade de dirigir os destinos deste povo e deve convocar eleições gerais onde irá concorrer em pé de igualdade com todos”, aconselhou.

Nuno Nabian sublinhou que qualquer partido que vier a ganhar as eleições legislativas no país, terá problemas em coabitar com o José Mário Vaz na presidência da República.

Disse que, na qualidade do líder da Aliança do Povo Unido, encetou vários contactos com os actores da crise política de forma a encontrar a solução por via do diálogo mas que  nada surtiu efeitos.

“O Presidente da República afirmou ainda que já tem dinheiro para financiar as próximas eleições. O povo guineense deve saber da origem desses fundos porque José Mário Vaz não pode comprar todo um povo com dinheiro ilícito e de proveniência duvidosa”, referiu.

Nuno Nabian questionou as recentes deslocações do Primeiro-ministro ao Qatar, país que considera ser actualmente isolado por todo o mundo devido a sua alegada ligação com o terrorismo.

“O quê que os nossos governantes foram lá fazer. Que ligação é que a Guiné-Bissau tem com o Qatar senão a pura intenção de vender o nosso país”, frisou, acrescentando que “não vão permitir isso”.

O líder do APU-PDGB disse que ouviu falar de certos projectos que o actual governo tem em carteira, nomeadamente em Bolama, e o da privatização do Porto de Bissau.

“Como é possível conceder a exploração do Porto de Bissau por um período de 100 anos em benefício de um grupinho de pessoas. Só porque têm avultados dívidas que não podem liquidar e querem hipotecar o país”, disse.

Nuno Gomes Nabian acusou o chefe de Estado de estar a criar  milícias para eventual substuição das forças de Ecomib estacionadas no país, que poderão retirara-se após o prazo de três meses dados pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

“Os milícias que está a formar é para que finalidade? Temos os nossos militares, polícias e tudo que um Estado deve ter. Onde é que surgiu com essa ideia de criação de milícias. Essas bolsas de formação das milícias podem servir para as nossas forças armadas”, criticou.

Segundo Nabian as viagens à Marrocos, Congo ou outros países para pedir bolsas de formação para milícias só demonstra a falta de confiança, do Presidente da República  na classe castrense. 

ANG/ÂC/SG





Benfica bicampeão


Director Técnico do clube diz que o segredo foi a união e trabalho de equipa

Bissau, 28 Jun 17 (ANG) – O Director Técnico de Sport Bissau e Benfica afirmou que o título de Bi Campeão conquistado pelo clube encarnado deveu-se, sobretudo, a união e trabalho árduo demostrado por toda a equipa, ao longo da prova.

Em entrevista exclusiva a Agência de Notícias da Guiné (ANG), Benfica bicampeão revelou que no inicio da época, o Sport Bissau e Benfica havia traçado como objectivo principal, a conquista do título, pelo que houve a conjugação de esforços de todos , o que acabou por lograr-se num sucesso.

Aristóteles Soares acrescentou  que nos últimos anos o plantel de Benfica está racheados de bons jogadores, resultado do  bom trabalho demostrado pala sua a Academia de Futebol.

“Neste momento estamos já a pensar na nossa participação na liga dos Campeões Africano que, se tudo correr como previsto, marcaremos presença este ano, porque no ano passado ausentamos por falta de meios financeiros. Para não ficarmos mais uma vez de fora, já estamos a preparar a nossa participação nessa competição”, anunciou o Director Técnico das Águias.

Questionado sobre se a Direcção dos encarnados conseguiu assegurar os melhores jogadores da equipa para a próxima época, aquele responsável sustentou que é muito difícil conseguir isso, uma vez que o Sport Bissau e Benfica trabalha em parceria com a congénere  de Portugal razão pela qual os que se destacaram durante época conseguiram contrato no exterior.

“Mas depois da saída de alguns atletas a Direcção do Benfica procura de imediato contratar outros jogadores que também apresentam boas qualidades para compensar a posição dos que saíram ou então, algumas apostas chegam da Academia de Benfica.

O Spor Bissau e Benfica sagrou-se campeão há duas jornadas para o fim da competição que encerra esta semana.  

ANG/LLA/ÂC/JAM/SG   



     

Eleições antecipadas


Presidente do PCD apelida declarações de José Mário Vaz de “Manobras dilatórias”

Bissau, 28 Jun 17 (ANG) – O Presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD) considera que as intensões do Presidente da República de convocar as eleições, caso mantiver a actual crise política “não passam de manobra dilatória” com o objectivo de cumprir com a sua agenda política.

Em declarações hoje à ANG, em reação a essas declarações de José Mário Vaz, Vicente Fernandes fundamenta que o Chefe de Estado é o principal responsável pela crise política que o país vive há mais de dois anos, “dividindo” a classe política e a sociedade guineense com o propósito de “instalar a ditadura”.

“ O Presidente da República, devia há muito tempo, demitir este governo “ilegal” (de Umaro Embaló), a exemplo do de Baciro e, de seguida convocar, imediatamente as eleições antecipadas”, defende o líder do partido das “Abelhas”.

Este político que acusa Presidente da República de “má fé” na resolução desta crise,  volta a afirmar  que a solução da crise passa pelo cumprimento do “Acordo de Conacri”, assinado em Novembro de 2016 e que prevê, nomeadamente a criação dum governo inclusivo e um Primeiro-ministro de consenso entre os partidos com representação parlamentar, e que mereça a confiança do Chefe do Estado.

Vicente Fernandes que diz congratular-se com a comunidade internacional, por também, defender a implementação do “Acordo de conacri” para sair do impasse, pede ao povo guineense a se manter “atento e activo” para que “  os direitos, liberdades e garantias fundamentais sejam salvaguardados na Guiné-Bissau.

Na segunda-feira, quando recebia os cumprimentos da festa do Ramadão, por parte da comunidade islãmica, o Presidente da República, na sua intervenção no acto, afirmou que, num espaço de três meses, caso o PAIGC, o PRS e o Grupo dos “ 15 deputados” não chegarem ao entendimento que desbloqueie o Parlamento e acabe com a crise, “devolverá o poder ao povo”, através da convocação de eleições legislativas antecipadas.

O Partido da Convergência Democrática (PCD) é a terceira formação política com maior representação parlamentar, com dois deputados. No entanto, actualmente o partido e os seus parlamentares se encontram de costas voltadas, devido as suas posições divergentes sobre a  crise política.


A título de exemplo, Victor Mandinga (antigo Presidente e deputado), expulso do partido, assume a pasta do Ministro do Comércio do actual executivo de Umaro Sissoco Embaló contestado pelo PCD. 

FIM/QC /SG  

Reino Unido


Afinal, o funeral da princesa Diana foi uma mentira

Bissau, 28 Jun 17(ANG) - A 6 de setembro de 1997 todos os olhos do mundo estavam postos naquele caixão. A urna seguia numa carruagem – e depois numa viatura fechada – e atrás caminhavam o príncipe Carlos, os filhos William e Harry, com 15 e 12 anos na altura, e Charles Spencer, irmão de Diana.

Durante os mais de 13 quilómetros de cortejo fúnebre, o mundo acompanhou o caixão da princesa de Gales, pelas ruas de Londres, desde o Palácio de Saint James até à Abadia de Westminster.

Aparentemente, tudo o que vimos é mentira. Pelo menos a parte do caixão, que estaria afinal vazio. Quem o garante é a jornalista Concha Calleja, que investigou o assunto e publicou tudo no livro “Diana. Réquiem por una mentira“.

O William e Kate Middleton sabem que a princesa Diana foi cremada e enterrada com os Spencer. Ele e o seu irmão Harry sempre souberam. E a prova mais forte é que visitaram a Igreja da Virgem Santa Maria, um dia antes do seu casamento”, contou a autora do livro, lançado a 24 de junho, à ‘Vanitatis’.

A jornalista não tem pudor em afirmar que toda esta suposta mentira é um escândalo. “O cortejo fúnebre de Diana em Londres era de mais de 13 quilómetros e foi liderado pelos seus dois filhos, o seu ex-marido e o seu irmão. E o melhor de tudo é que acompanhavam uma caixa de madeira sem restos mortais, porque Diana já estava enterrada na cripta familiar do pai. Pura encenação. E um insulto para os que a amavam”, assegurou Concha.

Segundo refere na entrevista, a cripta da Igreja da Virgem Santa Maria é a mesma que aloja a família Spencer há 20 gerações, e era lá que Diana queria ser enterrada, tendo dito isso mesmo no testamento que deixou.

Mas supostamente, o corpo terá sido sepultado no mausoléu criado, como o próprio irmão o conde de Spencer disse, numa ilha artifical em Althorp.

Para desvendar todas essas mentiras recolhi provas forenses, provas policiais, entrevistas, imagens e documentos não publicados. A primeira vez que visitei a pequena ilha artificial de Althorp, propriedade da família Spencer e na casa de Diana, onde eles dizem que ela foi enterrada e para onde centenas de turistas que viajam todos os anos para a homenagear. 

É sabido que o seu irmão Charles, o nono Conde de Spencer, se apressou em construir um grande mausoléu, que se tornou hoje em todo um negócio”, continuou.

Para adensar a dúvida, a cripta dos Spencer foi aberta a 1 de setembro de 1997 e apenas encerrada a 4 de setembro. O acidente de viação de Lady Di no túnel de Alma, em Paris, foi a 31 de agosto.

“O mais alucinante é que os moradores com quem falei na minha investigação mantêm que na noite de 4 de setembro o crematório de Great Brington estava a funcionar e ninguém tinha falecido naquela terra de 150 habitantes. Apenas poucos se atreveram a reconhecer com sinceridade que a versão oficial sobre o enterro da princesa não é aquela que nos quiseram transmitir oficialmente estes 20 anos”, disse a jornalista.

20 anos depois da morte da ‘Princesa do Povo’, a sua morte continua bem presente.

ANG/ZAP